Assembleia Legislativa do RN faz homenagem ao Dia de Enfrentamento à Psicofobia

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte promoverá sessão solene em homenagem ao Dia de Enfrentamento à Psicofobia, comemorado nacionalmente em 12 de abril. A data, idealizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), faz referência ao dia de nascimento do humorista Chico Anysio, que teve depressão, e foi um grande apoiador da causa. O evento acontecerá nesta sexta-feira (15), às 9h30, no plenário Clóvis Motta, para ressaltar a importância do tema.

A criação da data tem o objetivo de combater a psicofobia, termo usado para designar atitudes preconceituosas e discriminatórias contra pessoas com transtornos mentais, como depressão e ansiedade. Segundo a ABP, esse tipo de doença é mais comum do que se pensa, estando entre as dez maiores causas de afastamento do trabalho em todo o mundo. Entretanto, o preconceito e a falta de informação dificultam o diagnóstico e a busca por ajuda médica em razão do estigma.

O assunto também vem recebendo destaque nas redes sociais, com a campanha #eusoumais. De autoria da ABP, a ação, que conta com apoio de famosos e anônimos, incentiva a autovalorização de quem tem ou teve algum tipo de transtorno mental e reforça a importância do tratamento.

No Rio Grande do Norte, a sessão solene fará ainda homenagem ao senador e médico Paulo Davim, autor do Projeto de Lei 263/2014, aprovado em fevereiro deste ano, que institui o Dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia. As homenagens são uma iniciativa do deputado estadual Hermano Morais.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.