Câmara dos Deputados fará sessão em homenagem a PM/RN

O deputado federal Rafael Motta (PSB/RN) solicitou que a Câmara dos Deputados realize uma sessão solene em homenagem aos 185 anos de criação da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte. A previsão é que a solenidade aconteça no dia 09/7.

Na sua justificativa, o parlamentar potiguar relembra a história da criação do Corpo Policial da Província pelo presidente Basílio Quaresma Torreão em 27 de junho de 1834. Na época, a força policial contava com apenas 40 praças, a comando do Tenente do Exército Manoel Ferreira Nobre.

Antes de receber o nome definitivo de Polícia Militar, a Corporação teve diversas denominações como: Corpo de Polícia da Província; Corpo Policial do Rio Grande do Norte; Companhia de Polícia; Meia Companhia de Polícia; Corpo Militar de Segurança; Batalhão de Segurança; Batalhão da Polícia Militar; Regimento Policial Militar e; Força Pública Militar.

“Ao longo de sua história, a Polícia Militar gradativamente modernizou e ampliou as suas formas de atuação de mantenedora da ordem pública, com a implantação de diversas modalidades de policiamento para o melhor desempenho de suas atribuições constitucionais”, justifica Rafael Motta.

Composta na atualidade por variados órgãos e serviços especializados, a Polícia Militar está presente em todos os municípios do Rio Grande do Norte e conta com efetivo aproximado de 8.500 homens e mulheres.

Escreva sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado.