CIASP promove atendimento psicossocial para policiais, bombeiros e servidores do ITEP

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) mantém, desde 2012, um setor exclusivo para atendimento psicossocial de policiais militares e civis, bombeiros e servidores do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP). É o Centro Integrado de Apoio Social ao Policial (CIASP), que atualmente funciona no Edifício Brunei, no bairro de Candelária, em Natal.

A função principal do CIASP é buscar o equilíbrio emocional dos pacientes para o melhor desempenho das suas atividades profissionais. Para isso, além dos servidores, os familiares também são assistidos. “A situação familiar pode atingir diretamente a saúde do profissional. Por isso fazemos uma investigação completa para saber o tipo de problema e a melhor solução para ele”, Rosana Kellry Xavier, subcoordenadora do CIASP. 

O Centro Integrado de Apoio possui dois setores. O primeiro é o de apoio sócio-pedagógico, que tem a função de identificar a situação apresentada pelo assistido, adotando as primeiras providências necessárias para a resolução do problema, além de proporcionar orientação sócio-pedagógica aos policiais e familiares.

Após passar por uma ‘triagem’, o CIASP analisa a necessidade de encaminhar o servidor para o setor de apoio psicológico-psiquiátrico, que é responsável pelo acompanhamento psicológico, individual ou em grupo, para problemas com alcoolismo e outros tipos de dependência química, estresse profissional e familiar, além de realizar visitas a locais de trabalho, residências e hospitais, com a finalidade terapêutica ocupacional a fim de assegurar o equilíbrio emocional.

O CIASP atende servidores tanto encaminhados por seus superiores, como de forma espontânea. “Ano passado realizamos mais de 800 atendimentos, a maioria de forma espontânea. Entretanto, esse número de atendimentos espontâneo deveria ser ainda maior, mas acreditamos que muitos policiais ainda não conhecem os serviços prestados pelo CIASP”, afirmou Rosana.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.