Janeiro é o mês com o maior número de roubo de celulares no RN

A chegada do verão não traz apenas o calor e as férias. O mês de janeiro também representa o período do ano com o maior número de registro de roubo de aparelhos celulares em todo o Rio Grande do Norte.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), a partir do relatório de casos registrados em 2018, o primeiro mês do ano passado terminou com 1.815 celulares roubados. A média foi de 58 aparelhos por dia – ou 2,4 roubos a cada hora em todo o Estado.

A estatística de roubos de celulares compilou dados de todos os meses de 2018. Ao todo, o número de casos somou a marca de 15.202 roubos em 12 meses. A média é de 41,6 aparelhos telefônicos arrancados dos proprietários por dia.

Depois de janeiro, o mês com o maior número de crimes registrados foi março, com 1.459 equipamentos tomados.

A Sesed disponibiliza, desde o fim do ano passado, o aplicativo “Alerta Cidadão”. O dispositivo está disponível penas na Google Play para celulares Android. O mecanismo tem o objetivo ajudar na recuperação de um celular roubado.

Outra dica de segurança, é que o usuário faça o bloqueio do IMEI do aparelho junto à operadora. A ação faz com que o celular não se conecte mais a nenhuma operadora.

Dicas para evitar o roubo do celular:

Evite sempre que possível usar o seu celular em locais públicos; Evitar o uso do celular no ônibus ou no carro com a janela aberta; Evite deixar os smartphones em cima de mesas em espaços públicos; Tenha o IMEI do celular (espécie de documento de identidade do aparelho); Caso seja furtado ou roubado procure o mais rápido possível uma delegacia; Evite esperar por meios de transportes coletivos, táxi ou Über na rua, com aparelho na mão.

Como instalar o Alerta Cidadão  1º – Digite *#06# em seu aparelho, em seguida pegue o número do IMEI que aparecera na tela; 2º- Em seguida baixe o aplicativo no Google Play e faça o cadastro. O registro também pode ser feito pelo site www.defesasocial.rn.gov.br. Em caso de roubo basta logar a conta no site da defesa social ou em outro celular e acionar o alerta, para que a polícia seja notificada do roubo. Agora RN

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Lista de comentários