Primeira delegada da Mulher no RN, Margareth Gondim recebe título de Cidadã Norte-Riograndense na próxima sexta

A paraibana e delegada aposentada, Margareth Gondim, será homenageada com o Título de Cidadã Norte-Riograndense durante sessão solene a ser realizada na próxima sexta-feira (08), no plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. 
Margareth de Brito Gondim é natural de Cruz do Espírito, interior paraibano. Formada em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ela foi a primeira a comandar a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher no estado, ainda na década de 80. Na unidade, ela permaneceu por 14 anos.
Atuou ainda na Delegacia Especializada de Furtos e Roubos (DEFUR), na Delegacia Especializada em Acidentes e Veículos (DEAV), passou por alguns distritos policiais e foi a primeira mulher a assumir Subcoordenadoria de Operações e Comunicações da Polícia, além de ter chefiado a diretoria da Policiamento da Grande Natal e o Gabinete da Polícia Civil. 
Margareth Gondim permaneceu 14 anos à frente da unidade que possui pouco mais de 30 anos de criação. Atualmente, existem cinco unidades da DEAM no Rio Grande do Norte, sendo duas em Natal, além de Parnamirim, Caicó e Mossoró. É autora do livro “Delegacia da Mulher e a força da prisão do desamor", publicado no final de 2016.
“Ela deixou uma marca na história da Polícia Civil do estado, um legado na luta pela igualdade de gênero e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher”, definiu Márcia Maia. 
A solenidade acontece a partir das 9 horas.  O título foi proposto pela socióloga e deputada estadual Márcia Maia. 

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Lista de comentários