Quase 15 mil famílias foram cortadas do Bolsa Família na Paraíba

Na Paraíba, 14.959 famílias saíram do programa do Governo Federal Bolsa Família, segundo os resultados da revisão cadastral de 2015 divulgado na última segunda-feira pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Elas saíram por dois motivos: informaram ter renda superior ou não compareceram para atualização e perderam o direito. Nesse último, foram mais de 8,8 mil famílias no Estado.

Para fazer a revisão foram convocados 26,3% do total de famílias beneficiadas na Paraíba. Os resultados mostraram também que apesar de terem melhorado de situação, saído da extrema pobreza e deixaram de receber benefício básico, ou seja, é concedido àquelas famílias que recebem até R$ 77 por pessoa, elas continuam recebendo benefício, mas com valor diferenciado, pois o programa atende famílias com renda por pessoa de R$ 154.

De acordo com o MDS, a revisão cadastral é uma das rotinas de controle do Bolsa Família, que visa a transferência de renda nos mais pobres. Ela se repete todos os anos. Por meio desse processo, cada família deve atualizar seus dados a cada dois anos e são chamadas, por meio de carta e do extrato do pagamento, a a centros municipais.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.