Rejeição: Lula só perde para Temer (71%)

Dentre os candidatos colocados na pesquisa pelo Datafolha, Lula só não é mais rejeitado que o presidente Michel Temer (PMDB): 71% dos eleitores não votariam de jeito nenhum no peemedebista; a rejeição ao petista é de 39%.

Como Lula tem entre 34% e 37% de intenções de voto, dependendo do cenário, o Datafolha mostra que o petista tem um eleitorado “do contra” pouco acima do número de eleitores “a favor”. Ainda que se considere que a margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo, não há “empate técnico” em pelo menos um dos cinco cenários avaliados com Lula como candidato.

Apesar da alta rejeição, há uma tendência de queda no porcentual de eleitores que dizem que não votariam no petista de jeito nenhum. Na pesquisa Datafolha anterior à atual, divulgada em outubro, Lula já era rejeitado por 42% dos eleitores.

O atual patamar de rejeição a Lula não é impeditivo para ele se eleger. Isso ocorre quando o candidato, mesmo tendo altos índices de intenção de voto, apresenta rejeição superior a 50% do eleitorado.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.