Serra Negra do Norte sedia encontro do Busca Ativa Escolar e Conviva Educação

De 06 a 10 de maio a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (UNDIME-RN), o Governo do Estado do Rio Grande do Norte por meio da Secretaria Estadual da Educação e da Cultura (SEEC) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF Brasil) promovem o Ciclo de Oficinas das Plataformas da Busca Ativa Escolar e Conviva Educação em cinco municípios potiguares.

O objetivo é qualificar as equipes municipais de educação, saúde e assistência social na gestão, como também no combate à exclusão escolar. Nessa terça-feira(07) o encontro acontece em Serra Negra do Norte e reúne 23 municípios.

As oficinas já passou por Natal e segue até sexta pelos nos municípios de Assú (08), Pau dos Ferros (09) e Apodi (10) reunindo mais de 700 pessoas nos cinco municípios polos.

Em Serra Negra abertura das atividades contou com a presença do prefeito Sérgio Fernandes, secretário de educação Petrúcio Ferreira; oficial do Unicef para Educação Verônica Bezerra; secretária executiva da Undime Euba Reis e coordenadora estadual da Busca Ativa, Roseilma Santos.

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar. Atualmente o Rio Grande do Norte tem mais de 58 crianças e adolescentes de 04 a 17 anos fora da escola.

Já o Conviva Educação é uma iniciativa também da UNDIME em parceria com outros treze institutos e fundações e conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação(CONSED) e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação(UNCME).

O Conviva Educação oferece recursos multimídia destinados a auxiliar os dirigentes municipais de educação e respectivas equipes na realização de atividades. O trabalho ganhará eficiência e segurança e permitirá uma gestão estratégica.

O ambiente virtual é alimentado periodicamente com informações coletadas diretamente de fontes oficiais. É o caso de temas como demanda e calendário escolares, gestão orçamentária, alimentação, transporte e suprimentos, entre outros, em que o MEC cumpre papel essencial na elaboração das informações.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Lista de comentários