DEPEC e UFRN analisam por meio de pesquisa os impactos socioeconômicos da pandemia no RN

Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Departamento de Economia (Depec), publicou o sumário executivo da pesquisa Impactos Socioeconômicos da Covid-19 no RN, que terá duração de um ano, com análises periódicas que contribuam para o desenvolvimento de políticas públicas.

De acordo com a UFRN, o sumário traz a síntese das discussões que vêm sendo realizadas com o objetivo de acompanhar a dinâmica da economia potiguar em meio à pandemia e propor diretrizes e ações que possam ser debatidas pela sociedade potiguar. Há ainda um diagnóstico com análise sobre a produção, emprego e auxílios federais, finanças públicas, diretrizes de ação econômica para o RN com sugestões de medidas para tratar com o governo federal, ações pactuadas com os demais estados da região via consórcio Nordeste e medidas a serem tomadas no âmbito estadual.

A pesquisa é realizada pelos professores e pesquisadores André Lourenço, Cassiano Trovão, Joelson Santos, Julia Araújo, Juliana Araújo, Luziene Macedo, Odair Garcia e Thales Penha. A partir da análise da Matriz de Insumo-Produto do Rio Grande do Norte, eles pretendem indicar setores para a formulação de políticas públicas, além de analisar as projeções de retração do PIB para o estado, geração de renda, infraestrutura e o mercado de trabalho no contexto da pandemia do novo coronavírus.

Para a professora Luziene Macedo, coordenadora do projeto, o trabalho representa uma das ações da UFRN contra o novo coronavírus e é uma grande oportunidade para o Depec no processo de reflexão e discussão sobre os impactos socioeconômicos da Covid-19 em nosso estado. “Se configura como uma iniciativa importante dos pesquisadores envolvidos no projeto, no sentido de oferecer à sociedade e ao poder público local propostas e ideias capazes de iluminar as tomadas de decisão ligadas ao processo de retomada das atividades econômicas no momento pós-isolamento social”, destaca.

A produção foi disponibilizada para análise e discussão na Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (Alern) e também para a governadora do Rio Grande do Norte, Secretaria de Planejamento e Finanças do RN (Seplan) e Secretaria Municipal de Planejamento de Natal (Sempla). Confira o sumário AQUI.

UFRN

Escreva sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado.