Máquinas forçam drenagem em açude de Triunfo Potiguar e evitam arrombamento

As fortes chuvas caídas na região oeste de sábado para hoje provocaram um aumento acelerado no nível das águas do açude de Juremas, em Triunfo Potiguar, no médio Oeste, o que deixou a população em estado de alerta devido à ameaça do açude arrombar. A situação é crítica e pode resultar em grande alagamento na cidade.
Caso o açude seja arrombado sem que haja um rápido serviço de drenagem das águas e desvio, comunidades vizinhas e parte do centro da cidade serão tomadas pelas águas, inclusive os arredores da igreja Matriz, segundo prevê os moradores mais antigos da cidade. Moradores da área ribeirinha já estão saindo de suas residências.

Nesse domingo (08) por volta das 16h, maquinas escavadeiras estavam no local e o sangrador foi partido ao meio para o escoamento da água. Mesmo assim, moradores circunvizinhos estão sendo aconselhados a deixarem suas residências. As águas do Jerônimo correm para a barragem Armando Ribeiro Gonçalves em Assu.
Com a expectativa de mais chuvas na região, é grande a possibilidade de arrombamento também de outras barragens. Em consequência da estiagem prolongada dos últimos anos, açudes e barragens não receberam maior atenção tanto do poder público, quanto de particulares, em termos da realização de serviços preventivos.

Gilberto de Sousa
– da Redação
Foto: Cedida

Escreva sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado.