147 pacientes do RN com problemas vasculares estão esperando por atendimento

Atualmente, existe uma fila de 147 paciente que estão esperando por um procedimento vascular na rede pública do Rio Grande do Norte. Em 2021, após o fechamento do Hospital Ruy-Pereira (que era referência na realização de cirurgias vasculares e no tratamento de doenças como o “pé diabético”), o Hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da PM) ficou responsável por atender a demanda que antes era do Ruy-Pereira.

Atualmente, o Hospital da PM atua com a sua capacidade máxima, girando em torno de 25 a 30 leitos vasculares.

No ano de 2020, antes do fechamento total da unidade acontecer, denúncias sobre estrutura precária do Hospital Ruy-Pereira foram feitas pelo Sindsáude – RN. O Hospital não conseguia atender a demanda que, na época, era de 280 mil pacientes diabéticos que dependiam da rede pública de saúde.

Após o fechamento total da unidade, em 2021, a população a população do Estado foi prejudicada ainda mais. Dois anos se passaram após as denúncias e, infelizmente, o cenário é muito triste: pacientes com início de necrose dos membros tendo que aguardar em casa o surgimento de uma vaga para realização da cirurgia.

A relação entre o fechamento do Hospital Ruy-Barbosa e o caso das pessoas esperando na fila segue sendo negada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap). O titular da Sesap, Cipriano Maia, afirmou em entrevista que o serviço melhorou após o encerramento do serviço que era oferecido na unidade. Porém, estatísticas e relatos de pessoas mostram uma realidade totalmente diferente.

Com informações, Tribuna do Norte e Sindsáude – RN.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.