Duplex em Petrópolis, apartamentos em Ponta Negra e mais: TJ faz leilão em Natal

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) vai realizar, na próxima quinta-feira (25), um leilão com mais de 80 imóveis de vários bairros de Natal. O primeiro pregão tem previsão de começar às 9h.

Entre os imóveis, há um duplex no bairro Petrópolis localizado no Condomínio Oton Osório, localizado na avenida Campos Sales, 414 – Petrópolis, com área de 504m², três suítes e três vagas de garagem, avaliado em R$ 3 milhões, que poderá ser arrematado pela metade desse valor, no 2º pregão. E também quatro apartamentos no mesmo edifício em Ponta Negra, na rua da Lagosta, com 56,28m². Cada um está avaliado em R$ 534 mil.

Há ainda lotes nos bairros Tirol, Cidade Alta, Candelária, Capim Macio, Planalto, Lagoa Seca e Lagoa Nova, entre outros bairros.

Entre os pontos comerciais, há escritórios em Lagoa Nova e Tirol, além de terrenos no Pitimbu e em Genipabu.

O leilão será on-line e os lances deverão ser apresentados em tempo real, durante o pregão, pela internet, através do site www.lancecertoleiloes.com.br. Os lotes em questão foram penhorados para o pagamento de dívidas.

O leilão será realizado pelo leiloeiro Francisco Doege, da Lance Certo Leilões e presidido pelo juiz Ricardo Augusto de Medeiros Moura, da Central de Avaliação e Arrematação da Comarca de Natal.

Todos os imóveis podem ser arrematados, no 2º leilão, com até 50% do valor da avaliação e o pagamento pode ser feito em até 30 parcelas (acrescidas de juros Selic), com 25% do valor em entrada no ato.

Com informações de g1 RN

Garis paralisam atividades em seis cidades do RN nesta segunda-feira (22)

A coleta de lixo e os serviços de limpeza urbana foram afetados em seis municípios do Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (22) após o início de uma paralisação nacional dos garis. A mobilização ocorre em diversos estados e tem como principal pauta a aprovação do Projeto de Lei 4146/2020, que regulamenta a profissão e cria direitos específicos para a categoria.

No Rio Grande do Norte, a paralisação ocorre em Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim e Mossoró.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza Urbana do Rio Grande do Norte (Sindlimp-RN), o movimento começou às 6h e manterá 40% do efetivo em atividade, conforme determina a Lei de Greve.

Em publicação nas redes sociais, o sindicato informou que a sede da entidade permanecerá fechada durante a mobilização para que a direção acompanhe as ações ao lado dos trabalhadores.

O sindicato afirmou que a mobilização busca pressionar o Congresso Nacional pela aprovação do projeto que trata da regulamentação da profissão. “É uma mobilização nacional pela aprovação do PL 4146, que garante piso salarial, aposentadoria especial e o reconhecimento do trabalho insalubre para quem cuida da limpeza urbana.”

Ainda segundo a entidade, os trabalhadores enfrentam condições adversas diariamente sem que parte das reivindicações tenha sido transformada em lei.

O Sindlimp-RN também informou que a mobilização continuará até que o projeto avance no Congresso.

O sindicato concluiu afirmando que acompanha o movimento nacional da categoria. “O SINDLIMP-RN estará na luta junto com a categoria no Rio Grande do Norte. Sem gari, a cidade para. E o Brasil precisa enxergar isso.”

Com a paralisação, o sindicato alertou para a possibilidade de interrupções ou redução dos serviços de coleta de lixo em alguns bairros dos municípios atingidos.

Com informações de Agora RN

TCU aponta falhas no controle de recursos repassados pela União a estatais federais

O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou falhas no controle dos recursos transferidos pela União para empresas estatais federais não dependentes e alertou para o risco de uso inadequado dessas verbas em despesas correntes. O apontamento consta na análise das contas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) referentes a 2025 e motivou uma ressalva no parecer do órgão.

Segundo o TCU, embora a União possa realizar aportes financeiros nessas empresas para ampliar capital ou financiar investimentos, não existem mecanismos suficientes para rastrear a aplicação dos recursos. Com isso, os auditores afirmam não ser possível comprovar que o dinheiro está sendo utilizado exclusivamente para as finalidades previstas em lei.

O tribunal destacou que os valores transferidos acabam incorporados ao caixa das estatais junto às receitas próprias da companhia, dificultando a identificação da origem e do destino dos recursos. Em alguns casos, o dinheiro permanece aplicado no mercado financeiro antes da execução dos projetos previstos.

Apesar do alerta, o TCU ressaltou que não há evidências de uso irregular dos recursos. A preocupação está na falta de instrumentos de controle que garantam transparência e permitam acompanhar o percurso do dinheiro após os aportes realizados pela União.

Mais >

Governo abre crédito suplementar de R$ 20,5 bi para reforçar Orçamento

O Ministério do Planejamento e Orçamento abriu crédito suplementar de R$ 20,5 bilhões no Orçamento Fiscal da União para reforçar dotações de diversos órgãos do Poder Executivo federal. A medida consta da Portaria GM/MPO nº 246/2026, publicada nesta segunda-feira (22).

Do total autorizado, a maior parte – R$ 20 bilhões – será destinada ao financiamento de operações de crédito no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida. Os recursos têm como objetivo ampliar o atendimento habitacional no país.

De acordo com o texto, o crédito suplementar será viabilizado principalmente pela incorporação de superávit financeiro apurado no balanço patrimonial de 2025, que soma R$ 20 bilhões. Esse montante é proveniente da capitalização e das destinações do Fundo Social. Outros R$ 503,3 milhões virão da anulação de dotações orçamentárias previamente previstas.

Distribuição dos recursos

Além do reforço ao programa habitacional, o crédito contempla diferentes áreas da administração pública, como:

  • R$ 205,6 milhões para o Fundo Penitenciário Nacional, voltados à administração do sistema e transferências para aprimoramento do sistema prisional;
  • R$ 56,3 milhões para o Ministério da Agricultura e Pecuária, com foco no fomento ao setor agropecuário;
  • R$ 45 milhões para o Banco Central, destinados à formulação da política monetária e supervisão do sistema financeiro;
  • R$ 40 milhões para a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, para ações de recuperação de créditos e representação judicial;
  • R$ 7 milhões para o Fundo Nacional de Segurança Pública, voltados a políticas de prevenção e enfrentamento à criminalidade.

Outros órgãos também receberam valores menores, incluindo a Presidência da República, alguns ministérios e autarquias. Para viabilizar parte do crédito, o governo cancelou dotações em diferentes áreas. 
 

Moto é atingida por carreta, arrastada e casal morre: sinistro de trânsito foi na RN-316


Um casal morreu em um acidente de trânsito entre uma motocicleta e um caminhão nesta segunda-feira (22), na rodovia RN-316, na cidade de Monte Alegre, na Grande Natal. A moto foi atingida, arrastada por cerca de 300 metros e pegou fogo embaixo do veículo de carga.

As vítimas foram identificadas por familiares como Vicente de Paula da Silva, de 66 anos, que pilotava a moto e Maria das Dores Cruz, de 61 anos, passageira do veículo.

Segundo relatos coletados pela polícia, o caminhão seguia pela RN-316 no sentido de Monte Alegre em direção à BR-101.

Mais >

Empresa ligada a Ciro Nogueira vende fazenda de R$ 18,7 milhões para offshore nos Emirados Árabes

Uma empresa ligada ao senador Ciro Nogueira (PP-PI) vendeu uma fazenda avaliada em R$ 18,7 milhões, localizada em Pedro II (PI), para uma offshore sediada nos Emirados Árabes Unidos. A compradora é a Arraf International, empresa criada dois meses antes da operação e representada por um advogado que atua para empresas vinculadas ao parlamentar.

A transação ocorreu em março de 2025 e passou a chamar atenção pela estrutura societária da compradora, que está registrada em uma zona franca considerada de baixa transparência quanto à divulgação de seus proprietários. A apuração e da Folha de S.Paulo.

Offshore foi criada pouco antes da compra

Segundo os documentos da operação, a Arraf International foi constituída apenas dois meses antes da aquisição da fazenda.

A empresa tem endereço registrado em uma caixa postal na zona franca do aeroporto de Sharjah, cidade próxima a Dubai. A legislação local não exige a divulgação pública dos proprietários da companhia, o que impede a identificação do beneficiário final do negócio.

Pelos documentos da escritura, a offshore foi representada por Gustavo Frazão, advogado que atua em mais de 20 processos relacionados a outra empresa ligada ao senador.

Advogado atua para empresas ligadas ao senador

Além de prestar serviços jurídicos para empresas vinculadas a Ciro Nogueira, Frazão também ocupa cargo comissionado na Prefeitura de Teresina, administrada por Eliane Nogueira, mãe do senador.

Procurado pela reportagem da Folha de S.Paulo, o advogado não se manifestou.

Já Ciro Nogueira afirmou, por meio de sua assessoria, que nem ele nem integrantes de sua família possuem empresas registradas fora do Brasil.

PF aponta relação entre senador e empresa vendedora

A defesa do senador sustenta que a empresa Fazendas Reunidas Nogueira Lima pertence à sua mãe. No entanto, documentos citados pela Polícia Federal indicam que Ciro Nogueira possuiria 99% do capital social da companhia.

Quem representou a empresa na escritura foi Raimundo Neto e Silva Nogueira Lima, irmão do senador e também investigado pela Polícia Federal.

Segundo a investigação, Raimundo administra a CNLF, empresa que teria recebido recursos relacionados ao esquema investigado envolvendo o Banco Master.

Mais >

Plano de fuga é descoberto em Alcaçuz após danos em estrutura de cela

Uma tentativa de fuga foi descoberta neste domingo (21) no presídio de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte. Durante uma fiscalização de rotina, policiais penais identificaram danos na estrutura de uma cela do Pavilhão 2 e impediram que o plano avançasse.

Segundo informações do Sindicato dos Policiais Penais do RN, detentos teriam retirado ferros das chamadas “brisas” da cela e utilizado o material para escavar uma possível rota de fuga.

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) informou que a irregularidade foi identificada durante inspeções permanentes realizadas na unidade. Durante a vistoria, os servidores constataram alterações no teto da cela e conseguiram identificar os internos envolvidos.

De acordo com a pasta, os presos deverão responder a procedimento disciplinar interno, além de serem responsabilizados pelos danos causados ao patrimônio público.

Material encontrados pelos agentes durante a inspeção na cela. | Foto: Divulgação

A Seap destacou ainda que Alcaçuz passa por obras de reforma e reforço estrutural nos pavilhões, incluindo melhorias nas celas e áreas de ventilação. A secretaria afirmou que o monitoramento e as fiscalizações seguem sendo realizados diariamente para evitar fugas e reforçar a segurança da unidade.

Motorista de ônibus é preso por embriaguez ao volante após festa junina

Um homem de 54 anos foi preso por embriaguez ao volante durante a madrugada deste sábado (20), em uma ação da Operação Zero Álcool, realizada pelo Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio do Batalhão Rodoviário.

O motorista foi abordado na RN-160 após dirigir um ônibus de forma considerada perigosa pelos policiais.

Teste confirmou crime de trânsito

Durante a fiscalização, os agentes submeteram o condutor ao teste do bafômetro. O exame apontou 0,42 mg/l de álcool por litro de ar expelido, índice superior ao limite que caracteriza crime de trânsito, conforme a legislação brasileira. Diante do resultado, os policiais deram voz de prisão ao motorista.

Segundo o CPRE, o homem seguia para realizar o transporte de passageiros após uma festa junina quando foi interceptado pela equipe policial.

Após a prisão, os agentes encaminharam o condutor à Central de Flagrantes, onde foram adotados os procedimentos legais. Além da infração por embriaguez, os policiais constataram que o licenciamento do ônibus estava atrasado.

Por esse motivo, o veículo foi removido para o depósito oficial.

ARRUMADO: Novo prefeito de Ouro Branco emprega ex-políticos cassados em cargos chaves de sua gestão


Após tomar posse, agora sem a interinidade, o prefeito Amariudo Santos (PP), eleito na eleição suplementar de Ouro Branco, no Seridó, vem entregando sua gestão oficialmente aos ex-políticos cassados Samuel Souto, inelegível por oito anos e o ex-vereador Lucas Batista, que perdeu o mandato por uso de caixa dois na campanha de 2024.

Além de manter toda a equipe de comissionados escolhida pelo ex-prefeito cassado, o que inclui sua esposa e vários parentes em cargos de alto escalão, sem a menor cerimônia, entregou ao ex-vereador Lucas a pasta de Agricultura da prefeitura, e nomeou o próprio Samuel no cargo de Assessor Especial do Gabinete, com salário de R$ 4 mil mensais para ambos.
O cargo de Samuel foi criado pelo próprio Amariudo Santos, através da Lei 1079, sancionada por ele em abril de 2026, dias antes da eleição suplementar, e tem como atribuições dar conselhos políticos ao prefeito, com acesso a todas as pastas administrativas da Prefeitura.

Vale lembrar que Samuel Souto rompeu com a ex-prefeita e sua madrinha política, Dra. Fátima Silva, nos primeiros meses de seu mandato em 2021, após ter sido eleito graças ao apoio dela. Já Lucas Batista foi o vereador que, antes mesmo de ser diplomado como vereador reeleito em 2024, rompeu com o grupo de oposição e pulou no colo do então prefeito reeleito Samuel.

Então Samuel Souto teve seu mandato cassado pelo TRE do RN em novembro de 2025, por abuso de poder político e econômico, em duas AIJEs distintas, e Lucas Batista teve o mandato cassado em março de 2026, por abuso de poder econômico e “caixa 2”. A cassação do ex-prefeito Samuel Souto resultou em eleições suplementares ocorridas em 17 de maio de 2026, na qual elegeu Amariudo Santos com 17 votos de maioria. Os apoios de Samuel Souto e Lucas Batista foram cruciais para a vitória de Amariudo, que recompensou os padrinhos políticos com os salários dos cargos.

Por as AIJEs ainda não terem sido transitadas em julgado no TSE, as nomeações de Samuel Souto e Lucas Batista nos novos empregos devem ser permitidas, já que eles detém direitos políticos, mas o novo mandato de Amariudo, conectado à velha política e políticos inelegíveis, ainda deve dar muito o que falar.

FONTES:
https://www.diariomunicipal.com.br/femurn/compartilhe/BBF027BD
https://www.diariomunicipal.com.br/femurn/compartilhe/BB11E220
https://www.diariomunicipal.com.br/femurn/compartilhe/31EA731E

Pitbulls soltos em vias públicas provocam medo em Nísia Floresta

image

Moradores de Nísia Floresta, na Região Metropolitana de Natal, têm manifestado preocupação com a presença de três cães da raça pitbull circulando soltos por vias públicas do município. Segundo denúncias publicadas pelo NOVO Notícias, os animais já teriam atacado e matado gatos e outros animais de pequeno porte.

O caso ganhou repercussão nas redes sociais após a divulgação de imagens e depoimentos de moradores que relatam episódios envolvendo os cães em áreas residenciais da cidade. Um dos casos mais comentados foi a morte de um gato, atribuída aos animais.

A situação tem provocado apreensão entre moradores, especialmente famílias com crianças e idosos, que afirmam temer possíveis ataques durante a circulação pelas ruas e espaços públicos do município.

Diante da repercussão, moradores e protetores de animais passaram a cobrar providências dos órgãos competentes para identificar os responsáveis pelos cães e adotar medidas que evitem novos ataques.

Os pitbulls continuam sendo vistos em diferentes pontos da cidade sem acompanhamento de tutores. Até o momento, não há informações sobre eventual recolhimento dos animais ou medidas adotadas pelas autoridades responsáveis pelo caso.

Cocaína em madeira: operação na fronteira faz a maior apreensão do país, segundo estimativa da Receita

Uma operação da Receita em conjunto com a Polícia Federal, com o Exército e com a colaboração de autoridades dos Estados Unidos e da Bolívia apreendeu toneladas de cocaína neste domingo (21). A droga estava líquida, misturada em cerca de 260 toneladas de madeira que eram transportadas em oito caminhões.

Quatro caminhões foram flagrados em Corumbá (MS), e outros quatro, em Cáceres (MT), na faixa de fronteira com a Bolívia. Exames iniciais confirmaram a presença de cocaína na carga.

Segundo a Receita, com base em ocorrências anteriores, calcula-se que entre 10% e 20% do peso da madeira possa corresponder a cocaína, com potencial para atingir de 20 a 50 toneladas da droga.

Ainda de acordo com a Receita, essa tende a ser a maior apreensão de cocaína da história do Brasil. E a segunda maior já registrada em todo o mundo.

No último dia 6, a Aduana do Chile apreendeu 100 toneladas de cocaína vindas da Bolívia no mesmo esquema detectado neste domingo pela aduana brasileira — com cocaína líquida misturada na madeira. Essa foi a maior apreensão já vista.

Informações compartilhadas pelos EUA apontam que as duas apreensões, no Chile e no Brasil, estão relacionadas entre si e têm origem no mesmo local de produção na Bolívia.

No X (antigo Twitter), o ministro da Fazenda, Dario Durigan, escreveu que a ação é resultado da Operação Timber Shield, em cooperação com a agência americana de combate às drogas e com a Aduana Nacional da Bolívia.v

Jogos da Copa do Mundo hoje: veja a agenda desta segunda-feira (22), horários e onde assistir

A Copa do Mundo de 2026 abre mais uma semana de decisões nesta segunda-feira (22), com quatro partidas válidas pela segunda rodada dos Grupos I e J. O principal destaque fica por conta da Argentina, que enfrenta a Áustria em busca da classificação antecipada e pode ver Lionel Messi alcançar mais um feito histórico.

A França também volta a campo para enfrentar o Iraque, enquanto a Noruega de Erling Haaland mede forças com Senegal. Fechando a programação do dia, Jordânia e Argélia duelam em confronto decisivo pela sobrevivência no Grupo J.

Jogos da Copa do Mundo nesta segunda-feira (22)

14h – Argentina x Áustria
AT&T Stadium – Dallas, Estados Unidos
Grupo J
Onde assistir: TV Globo, SBT, SporTV, N Sports, Cazé TV e Globoplay

18h – França x Iraque
Lincoln Financial Field – Filadélfia, Estados Unidos
Grupo I
Onde assistir: Cazé TV

21h – Noruega x Senegal
MetLife Stadium – Nova Jersey, Estados Unidos
Grupo I
Onde assistir: TV Globo, SporTV, Cazé TV e Globoplay

0h (terça-feira) – Jordânia x Argélia
Levi’s Stadium – Santa Clara, Estados Unidos
Grupo J
Onde assistir: TV Globo, SporTV, Cazé TV e Globoplay

Mais >

Defesa de Vorcaro tenta evitar volta de ex-banqueiro para presídio comum

A defesa do ex-banqueiro Daniel Vorcaro aguarda uma decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), para definir onde ele continuará preso. Atualmente custodiado na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, Vorcaro teme ser transferido para uma prisão comum após ter a segunda proposta de delação premiada rejeitada pela Polícia Federal (PF) e pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Na última semana, os advogados protocolaram um pedido de prisão domiciliar. Caso a solicitação seja negada, a defesa espera que o ex-banqueiro permaneça sob custódia da PF. Segundo informações divulgadas pela CNN, Mendonça tende a manter Vorcaro na Superintendência para preservar sua integridade física e evitar contato com outros investigados que possam colaborar com as autoridades.

Outro fator considerado pelo ministro é a preparação de uma terceira proposta de colaboração premiada. Pessoas próximas ao empresário afirmam que a possibilidade de retorno ao Complexo Penitenciário da Papuda motivou a elaboração de um material considerado mais consistente para negociação com os investigadores.

Daniel Vorcaro foi preso preventivamente em 4 de março, durante a terceira fase da Operação Compliance Zero. A medida foi autorizada por André Mendonça com base em indícios de organização criminosa, crimes financeiros e ameaças a jornalistas e adversários.

Inicialmente detido em São Paulo, Vorcaro foi transferido para Brasília e, posteriormente, passou a cumprir prisão na Superintendência da PF após assinar um termo de confidencialidade relacionado às negociações para um possível acordo de delação premiada.

Com informações da CNN Brasil

Quase 500 detentos têm diarreia, vômitos e febre em Mossoró; comida está sob investigação

Cerca de 500 detentos do Complexo Penal Agrícola Mário Negócio, em Mossoró apresentaram sintomas de infecção intestinal, como diarreia, vômitos e febre, nos últimos dias. A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) investigam as causas do problema. Uma das principais suspeitas é que os casos estejam relacionados às refeições servidas aos presos.

Segundo relatos recebidos pelas autoridades, alguns detentos reclamaram da qualidade da comida. Há denúncias de refeições com odor desagradável e até registro da presença de larvas em quentinhas. As informações são do perfil Mossoró Hoje.

Para atender os internos, foram mobilizados 12 profissionais de saúde, incluindo quatro médicos. Os pacientes estão recebendo medicação, antibióticos e hidratação dentro da unidade prisional.

Amostras das refeições fornecidas pela empresa Líder Refeições foram recolhidas e encaminhadas para análise laboratorial. O objetivo é identificar se há alguma bactéria, vírus ou outro agente causador dos sintomas.

A principal preocupação das autoridades é evitar que o quadro evolua e exija internações em larga escala. Segundo a avaliação dos órgãos envolvidos, a rede hospitalar teria dificuldades para absorver um grande número de presos ao mesmo tempo, além dos desafios relacionados à segurança e escolta dos detentos.

O caso segue sendo investigado pelas autoridades de saúde e pela administração penitenciária.

Com informações de Blog do BG e Mossoró Hoje

Prefeito Aníbal convida para a maior Festa do Trabalhador da história de São João do Sabugi

Screenshot

O prefeito Aníbal Pereira reforçou o convite para a grande Festa do Trabalhador 2026, que acontece nesta segunda-feira (28), em São João do Sabugi. O evento, já tradicional no município, promete reunir um grande público e uma programação especial com atrações de destaque.

Entre os nomes confirmados está o cantor Júnior Vianna, que se apresentará pela primeira vez na cidade, levando ao público seus grandes sucessos. A festa também contará com apresentações de Amazan e Edyr Vaqueiro, garantindo uma noite de muita música e animação.

“Será uma das maiores festas de todos os tempos em São João do Sabugi. Convidamos toda a população e visitantes para celebrar conosco esse momento especial”, destacou o prefeito Aníbal Pereira.

Ciúme e m#rte: jovem engenheiro perde a vida quando deixava festa junina na Paraíba; cr1me chocou pela “futilidade”


Um jovem identificado como Rubens, conhecido popularmente como “Rubinho”, natural da cidade de Guarabira, morreu na madrugada deste domingo (21) após uma ocorrência registrada nas proximidades da festa Soul João, no município de Lagoa Seca, a 9km de Campina Grande, no Agreste paraibano.

De acordo com informações preliminares, a vitima teria se envolvido em um desentendimento com o atual companheiro de sua ex-esposa durante o evento. Testemunhas relataram que houve troca de provocações e agressões entre os envolvidos ao longo da festa.

Ainda segundo relatos, no momento em que o evento estava sendo encerrado, o suspeito, identificado pelas autoridades como Christian Dantas, teria efetuado disparos de arma de fogo contra Rubinho. A vítima foi atingida e não resistiu aos ferimentos.

A médica Larissa, ex-companheira de Rubinho e atual companheira do suspeito, teria presenciado a ocorrência.

Equipes de socorro foram acionadas, mas o jovem morreu no local. O caso está sendo investigado pelas autoridades, que trabalham para esclarecer a dinâmica dos fatos e reunir elementos que contribuam para a conclusão das investigações.

As informações são preliminares e a apuração oficial segue em andamento pelas autoridades competentes.

Por medo de ser morto, Presidente eleito da Colômbia vai à festa da vitória em cabine de vidro e forte blindagem


O colombiano Abelardo de la Espriella apareceu na noite deste domingo (21/6) em um veículo blindado ao lado de seu candidato a vice-presidente, José Manuel Restrepo, em Barranquilla, para comemorar os resultados preliminares das eleições.

Em um vídeo publicado em sua conta do Instagram, Espriella convocou seus torcedores a se juntarem a ele e a Restrepo em uma carreata para comemorar a liderança nos resultados preliminares.

Espriella obteve 49,65% dos votos, enquanto seu rival, o senador Ivan Cepeda, ficou cerca de 246 mil votos atrás, com 48,70%, segundo uma apuração inicial do segundo turno divulgada pelo registro eleitoral nacional do país.

Candidato do PL é eleito governador de Roraima em eleição suplementar mas justiça não autoriza posse: Sampaio segue com o mandato interino


O ex-prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (PL), recebeu a maior quantidade de votos na eleição suplementar para o governo de Roraima neste domingo (21), mas ainda não foi declarado vencedor oficial porque sua candidatura segue sob análise da Justiça Eleitoral.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, mesmo com 100% das urnas apuradas e liderança nas urnas, a proclamação do resultado depende do julgamento dos recursos sobre a validade da candidatura. Arthur Henrique concorre sob condição de sub judice, ou seja, ainda não teve o registro confirmado de forma definitiva.

O candidato foi barrado por não cumprir o prazo de desincompatibilização após deixar o cargo de prefeito, mas recorreu da decisão e aguarda análise no Tribunal Superior Eleitoral e no Supremo Tribunal Federal. Caso seja liberado, ele poderá assumir o governo ao lado do vice, Subtenente Velton.

Na votação, Arthur Henrique obteve 160.004 votos, equivalente a 60,87%, seguido por Soldado Sampaio, que teve 93.897 votos. O atual governador interino é o próprio Sampaio, presidente da Assembleia Legislativa, que permanece no cargo até a definição final da Justiça.

A eleição foi convocada após a cassação do mandato do antigo governador pelo TSE. A situação mantém o cenário político indefinido no estado até o fim do processo judicial que decidirá a validade dos votos.

O esquerdista Petro não reconhece vitória de opositor na Colômbia e denuncia “interferência” do governo de Israel


O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, provocou uma grave crise institucional neste domingo (21) ao declarar inválidos os resultados do segundo turno das eleições presidenciais. O mandatário esquerdista contestou a contagem oficial de votos e escalou a tensão ao acusar o Estado de Israel de realizar uma sabotagem cibernética para fraudar as urnas.

A reação intempestiva de Petro ocorre após a confirmação matemática da vitória do candidato de direita, Abelardo de la Espriella. Em publicação no X (antigo Twitter), o atual presidente alegou que houve alteração de IPs nos servidores da Registraduría Nacional, permitindo a adulteração dos dados das mesas de votação. “O único com capacidade de fazer isso no mundo é o estado de Israel”, declarou Petro em uma acusação gravíssima e sem provas.

A narrativa de conspiração internacional surge como resposta à derrota de seu herdeiro político, o senador Iván Cepeda. Durante a campanha, o recém-eleito Espriella prometeu tolerância zero contra a criminalidade e anunciou que faria um alinhamento militar e diplomático imediato com Washington e Tel Aviv, rompendo a atual política externa colombiana.

Apesar dos ataques do Executivo, o Conselho Nacional Eleitoral defende a total transparência do processo. Os dados oficiais consolidados confirmaram a vitória de Espriella com 49,65% dos votos contra 48,71% do governista, cravando uma vantagem superior a 245 mil votos. Petro, no entanto, exigiu uma recontagem voto a voto e declarou que só acatará a decisão final dos juízes escrutinadores.

Líderes da oposição e especialistas classificaram a postura de Petro como uma tentativa inaceitável de fabricar um pretexto estrangeiro para deslegitimar a soberania popular e impedir a transição de poder, acendendo o alerta máximo nos tribunais superiores e nas Forças Armadas.

Enquanto isso, multidões de colombianos mantêm a mobilização nas ruas das principais cidades para celebrar a vitória da direita e exigir o respeito à democracia. O impasse eleitoral coloca o país à beira de uma ruptura institucional e atrai os olhos da comunidade internacional.

Seridó chama, Álvaro Dias atende e sai com importante reforço político para 2026; adesão inclui prefeito, vereadores e ex-prefeito


Um paredão de votos para Álvaro Dias!

O pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias, foi chamado às pressas ao Seridó na tarde deste domingo para receber uma importante adesão política que reforça seu projeto para 2026.

O convite partiu de um grupo expressivo de aliados do prefeito de Ipueira, Ademir Medeiros, que decidiu caminhar com o ex-prefeito de Natal na disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte.

Recentemente, Ademir havia revelado que ainda avaliava entre os projetos de Cadu e Álvaro. Após ouvir ex-prefeitos do Seridó, lideranças regionais, correligionários e aliados do tradicional grupo verde de Ipueira, o gestor optou por apoiar o seridoense.

Cumprindo agenda na Grande Natal, Álvaro reorganizou os compromissos e seguiu para Caicó para receber pessoalmente o apoio do grupo, que representa praticamente toda a estrutura política do município. A adesão é vista como mais um sinal do crescimento de sua pré-campanha, que vem ampliando espaço em diversas regiões do estado.

Álvaro fez questão de estar acompanhado do vice-prefeito de Caicó, Babá Pereira, que permanece na região para outro compromisso político nesta segunda-feira, durante a tradicional Festa do Trabalhador em São João do Sabugi — mais uma cidade seridoense que já declarou apoio ao projeto liderado por Álvaro Dias.