Defesa de Lula apresenta a Moro recibos de aluguel de apartamento

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou ao juiz Sérgio Moro o que os advogados afirmam ser cópias de recibos de aluguel de um imóvel que é usado pela família dele em São Bernardo do Campo. Segundo os procuradores da Lava Jato, o apartamento pertence a Lula e foi dado ao ex-presidente pela Odebrecht como pagamento de propina.

A defesa de Lula entregou 26 recibos, com datas entre 2011 e 2015. Os valores dos alugueis vão de R$ 3.500 a R$ 4.300. Os advogados afirmam que esses são os recibos localizados até agora.

Os comprovantes levam o nome de Marisa Letícia Lula da Silva como locatária do imóvel e estão assinados por Glaucos da Costamarques, que comprou o apartamento em 2010. Glaucos também é réu nesse processo. Ele é primo do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula.

O Ministério Público afirma que o ex-presidente ganhou o apartamento vizinho ao que mora em São Bernardo do Campo como propina da Odebrecht por obras na Petrobras.

Segundo a Lava Jato, Glaucos da Costamarques serviu como laranjada Odebrecht e do ex-presidente, e o contrato de aluguel foi forjado para esconder que o imóvel era de Lula.

O pagamento do aluguel foi um dos pontos mais polêmicos do interrogatório do ex-presidente Lula, em setembro. Lula negou ser dono do imóvel e se comprometeu a entregar comprovantes de pagamento do aluguel ao juiz Sérgio Moro.

Moro: O senhor ex-presidente tem recibos dos pagamentos desses alugueis?

Lula: Recibo deve ter, posso procurar com os contadores para saber se tem.

Moro: Salvo engano do juízo, os recibos não foram apresentados ainda. O senhor ex-presidente sabe o motivo?

Lula: Eu não sei. Nem sei se já foi pedido ao advogado para apresentar.

Os procuradores dizem que Lula e Glaucos da Costamarques declararam o aluguel no Imposto de Renda para dar ar de legalidade à operação. Afirmam que a análise das contas bancárias ligadas aos investigados não apresentou movimentações que confirmassem o pagamento, até novembro de 2015.

Ao ser ouvido pelo juiz Sérgio Moro, Glaucos declarou que começou a receber o aluguel em novembro de 2015, mesmo mês em que o pecuarista José Carlos Bumlai foi preso.

Moro: Então deixa eu ver se eu entendi, de fevereiro de 2011 a novembro de 2015 o senhor não recebeu nenhum valor por esse aluguel ao ex-presidente Luiz Inácio desse apartamento?

Glaucos: Não recebi.

Moro: E algum momento pagaram os atrasados ao senhor?

Glaucos: Não também.

O Ministério Público Federal declarou que só vai se manifestar nos autos.

A defesa de Glaucos Costamarques informou que vai analisar os documentos. Segundo a defesa, ele não fez nada de irregular.

O Globo

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.