Aliança com o PMDB para 2018 tende a desgastar ainda mais imagem do PT

Esboçando uma aproximação com o PMDB para as eleições de 2018 por questões puramente pragmáticas, o PT já está percebendo que tal movimentação poderá lhe render ainda mais desgaste no ano que vem, por maiores que sejam os eventuais benefícios eleitorais de uma aliança com os peemedebistas. Ontem, os petistas bradavam ódio contra os “golpistas”. Hoje já ensaiam uma união? Talvez o eleitorado não perdoe tanta desfaçatez.

> Agindo nos bastidores. No RN, lideranças do PT ainda não foram a público manifestar intenção de contarem com o apoio num projeto eleitoral em 2018. Quem acompanha os bastidores, porém, comenta que, entre os petistas, a opção não está descartada e que há, inclusive, diálogos neste sentido.

> À disposição. O senador Garibaldi Alves Filho, presidente do PMDB potiguar, age de maneira mais direta. Disse em várias entrevistas que o partido está de “portas abertas” para qualquer possibilidade. Destacou também que Fátima Bezerra (PT) é um nome competitivo para a eleição para o Governo do Estado em 2018.

> Cuidado com o diabetes. A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) fechou um contrato de quase R$ 5,4 mil para fornecimento de pacotes de açúcar para atender às demandas da pasta. Levando em consideração a média do mercado para um pacote de 1 Kg do produto, quer dizer que o contrato prevê a compra de mais de 1 tonelada de açúcar. Detalhe: o contrato vale apenas até o final deste ano.

> Ajuste. Por causa da crise financeira e o impacto do contingenciamento de recursos na gestão pública, o Ministério Público do Rio Grande do Norte publicou uma resolução que visa a adoção de medidas de redução, contenção e controle de despesas até o final do ano. Assinada pelo procurador-geral do Estado, Eudo Rodrigues Leite, a resolução veda a abertura de novos procedimentos de gestão administrativa para a realização de despesa de natureza contratual com o desembolso previsto para o exercício de 2017, salvo despesas “indispensáveis”.

> Alta. A Petrobras anunciou nesta novo reajuste no gás de cozinha para embalagem em botijões de 13 quilos. Desta vez, a alta será de 4,5%. É o quinto aumento consecutivo. Desde que a companhia mudou sua política de preços, em junho, foram seis aumentos e uma única redução, no dia 5 de julho. Nesse período, o produto acumula aumento de 54%.

> Vice, não. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), estuda a possibilidade de ser candidato a presidente da República em 2018. Na sexta-feira, 3, disse que tomará a decisão “na hora certa” e lembrou que o prazo para deixar o ministério caso vá para a disputa é março de 2018. Sobre a possibilidade de ser candidato a vice, afirmou que esta hipótese não existe.

> Melhorando. O professor universitário Robério Paulino, que foi candidato a governador e a prefeito de Natal pelo PSOL nas últimas eleições, se recupera de uma septicemia provocada por negligência médica. Após passar uma semana na UTI e outra na enfermaria, o socialista já está em casa. A coluna estima as melhoras.

> Consulta popular. Por falar em PSOL, o vereador Sandro Pimentel lançou uma enquete nas redes sociais quanto às eleições de 2018. Sem especificar qual cargo disputaria, ele questionou os seguidores sobre a possibilidade de se lançar no pleito. A maioria opinou que Sandro deve concorrer.

> Não passou. A Câmara de Natal rejeitou uma emenda ao Plano Plurianual que havia sido apresentada pela vereadora Natália Bonavides (PT) que previa o remanejamento de R$ 2 milhões da Secretaria de Comunicação Social, responsável pelos contratos de publicidade da Prefeitura, para a reestruturação do teatro Sandoval Wanderley, no Alecrim.

Agência Estado

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.