Furacão Laura deixa três vítimas e 700 mil pessoas sem energia nos EUA

Foto: Reprodução/ CNN

O furacão Laura atingiu a costa do estado norte-americano de Louisiana na manhã desta quinta-feira (27), varrendo a costa com uma intensidade que a região não via há mais de um século.

O fenômeno chegou aos Estados Unidos como de categoria 4 (com ventos mínimos de 210 km/h), mas pouco depois foi rebaixado para a categoria 3 (mínimos de 178 km/h) e, em seguida, 2 (mínimos de 154 km/h). Horas depois, ele foi rebaixado à categoria 1 (mínimos de 119 km/h).

O centro do furacão está localizado a cerca de 72 km ao norte da cidade de Lake Charles, com ventos de 160 km/h. Ele deve continuar enfraquecendo ao longo do dia, e pode voltar a ser considerado uma tempestade tropical ainda hoje, quando deixar Louisiana e seguir rumo ao Arkansas.

Laura atingiu a costa de Louisiana perto da cidade de Cameron como uma tempestade de categoria 4, com ventos de 240 km/h, equiparando-se a um furacão registrado no estado em 1856, conhecido como Last Island Hurricane.

Os níveis das águas ao longo da costa subiram rapidamente. Os meteorologistas alertaram para uma tempestade “insuperável” com ventos potencialmente devastadores. Neste momento, mais de 700 mil norte-americanos estão sem energia elétrica no Texas e em Louisiana, de acordo com a PowerOutage.US, site que monitora quedas de energia pelo país.

Três vítimas

O governador da Louisiana, John Bel Edwards, previu que partes do estado ficarão submersas. “A onda está indo para o interior, haverá partes de Lake Charles debaixo d’água de forma que nenhum ser humano jamais viu antes”, disse Edwards à Rádio WWL.

Além dos estragos já observados, o gabinete de Edwards afirmou nesta manhã que ao menos uma pessoa morreu em seu estado em consequência da passagem do Laura. Trata-se de uma garota de 14 anos que morreu após a queda de uma árvore sobre a casa dela. Pouco depois, mais duas mortes foram confirmadas, elevando o total de vítimas do furacão para três. Veja mais em CNN BRASIL

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.