Começa hoje a II Jornada da Educação Pública de Natal‏

divulgaçãoHoje (16) e amanhã (17) o mandato da vereadora Amanda Gurgel realiza a II Jornada da Educação Pública de Natal. Com o tema “A Educação Pública não pode pagar pela crise”, o objetivo é mobilizar a comunidade escolar para discutir os problemas da educação pública, apontar soluções para eles e lutar contra os cortes dos governos no orçamento. O evento acontece na Pinacoteca e no IFRN da Cidade Alta. A inscrição é gratuita.
 
O mandato da vereadora Amanda Gurgel (PSTU) e o Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE) realizam, nesta sexta-feira (16) e sábado (17), a II Jornada da Educação Pública de Natal. O objetivo é mobilizar professores, estudantes e toda a comunidade escolar para debater os problemas da educação pública, apontar soluções para eles e organizar a luta contra os cortes dos governos no orçamento.
 
A abertura do encontro será realizada na Pinacoteca do Rio Grande do Norte, nesta sexta (16), a partir das 18h, com o credenciamento dos participantes e a mesa redonda “Precarização geral: Os reflexos do subfinanciamento da educação brasileira”. As demais atividades ocorrem no IFRN da Cidade Alta, durante todo o sábado (17), no centro de Natal. Haverá palestras, apresentações culturais, debates e grupos temáticos voltados às questões da educação pública. Entre os convidados para a Jornada estão o Prof. Dr. Otaviano Helene (USP), o Prof. Dr. Valério Arcary (IFSP) e a Professora Marinalva Oliveira, vice-presidente do ANDES, além de professores da UFRN, IFRN e UFERSA.

O encontro faz alusão ao Dia do Professor (15 de outubro) e tem como tema “A Educação Pública não pode pagar pela crise”. “Há anos a educação pública vive uma crise. As salas de aula são quentes e mal iluminadas. Faltam vagas e professores nas escolas. Pais e mães não conseguem matricular seus filhos em creches, enquanto alunos concluem o ensino médio sem aulas de física, química ou matemática. Tudo isso fica ainda pior com os cortes no orçamento feitos por Dilma, os governos estaduais e municipais. Não podemos aceitar que a educação pública pague ainda mais pela crise.”, avalia a vereadora Amanda.

 
A inscrição é gratuita e ainda pode ser feita pelo site www.amandagurgel.com.br, onde também se pode conferir a programação completa.
 
A Jornada vai abordar, entre outros temas, os planos de educação, o subfinanciamento do sistema, as relações precárias de trabalho e os reflexos na qualidade do serviço, além da federalização de todo o ensino. O evento ainda busca contribuir para a formação dos professores, incentivar os estudantes de licenciaturas a lutarem pela futura profissão e permitir que a população participe das elaborações políticas do mandato. 
 
A II Jornada da Educação de Natal terá shows de encerramento com MaGo daSilva e d malassomBROSband, além das bandas Modelo 13 e Bambelô Maçarico da Praia. Os shows acontecem no sábado, ao final do encontro, a partir das 19 horas, no Espaço Cultural Ruy Pereira, no Bar do Zé Reeira, na Cidade Alta.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.