Governo do RN pode perder verba federal para cirurgias eletivas, denuncia deputada

A deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade-RN) denunciou nesta quinta-feira (7) que o Governo do Estado pode perder cerca de R$ 5,8 milhões que foram disponibilizados pelo Governo Federal para a realização de cirurgias eletivas. O dinheiro pode ficar indisponível se o Estado não comprovar até o fim do ano que fez o número de cirurgias correspondentes.

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, a deputada destacou que uma portaria do Ministério da Saúde publicada no fim do ano passado define para o exercício de 2021 a estratégia de acesso a procedimentos cirúrgicos eletivos no SUS.

“O RN possui R$ 5,84 milhões para isso, mas esse dinheiro só é disponibilizado após realização das cirurgias. E, pasmem, essas cirurgias podem ser realizadas contando com esse recurso. Se o Estado não as fizer, perderá esse dinheiro até o dia 31 de dezembro de 2021”, disse.

Ao encerrar sua fala, Cristiane Dantas questionou o motivo de o Estado não realizar esses procedimentos, uma vez que, segundo dados apresentados por ela, há recurso disponível para tal.

Segundo dados da própria Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), o Rio Grande do Norte tem cerca de 13 mil pacientes à espera de cirurgias eletivas no Estado. A situação tem se agravado nos últimos dias porque convênios com hospitais particulares foram suspensos por falta de pagamentos. Com isso, pacientes aguardam nos corredores do Hospital Walfredo Gurgel – referência em traumatologia.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.