Estudantes e políticos fazem protesto na STTU por gratuidade do circular da UFRN

Estudantes e políticos participam de um protesto nesta quinta-feira 2 em Natal pela volta da gratuidade do circular que atende a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O ato começou por volta das 10h30, na frente da sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU).
Além dos estudantes, estão presentes também parlamentares como os vereadores da capital potiguar Divaneide Basílio (PT), Brisa Bracchi (PT), Pedro Gorki (PCdoB) e Robério Paulino (PSOL), além da deputada estadual Isolda Dantas (PT). A STTU pediu que fosse formada uma comissão de 5 estudantes e 5 políticos para serem atendidos pela secretária Daliana Bandeira.
A linha de ônibus que passa pela UFRN e atende estudantes da instituição, conhecida como “circular”, passou a cobrar valor de passagem nesta quarta-feira 1º. Antes, o transporte era gratuito. O valor integral é de R$ 3,20, e para quem tem o benefício da meia-entrada é de R$ 1,60. A mudança, no entanto, não foi bem aceita pelos estudantes, que foram às redes sociais para reclamar da nova tarifa.
“O circular da UFRN vai cobrar tarifa. Quando é que o estudante vai ter paz”, escreveu uma jovem no Twitter. “Estamos em plena pandemia, pessoas sem condições de fazer três refeições no dia. É o fim do poço”, escreveu outro estudante.
A vereadora de Natal, Brisa Bracchi (PT), classificou a situação como um “absurdo”. “O Circular Campus (linha 588) é uma conquista da luta dos estudantes e é um absurdo que ele passe a ser cobrado. O nosso mandato tem atuado desde o primeiro semestre para seu retorno e dizemos com veemência: não é essa a volta que queremos. Nossa posição é de um circular sem catracas, com acesso gratuito a todos e todas que precisam acessar o campus universitário. A linha 588 é de todos/as e a luta não pede passagem. Lutemos pela derrubada dessa decisão”, disse.
AgoraRN
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.