VÍDEO: Circo é notificado por usar cachorro pulando do alto de escada suspensa

Um cachorro estava sendo usado como atração de circo no município de Granja (CE), distante 332 km de Fortaleza. A prática é considerada como maus-tratos, de acordo com a Política Estadual de Proteção Animal no Ceará (Lei 17.729/2021).

O caso foi denunciado pelo deputado federal Célio Studart (PV) nas redes sociais, divulgando o vídeo do animal andando em uma escada de corda suspensa e, logo depois, pulando em um pano segurado por dois funcionários do circo. 

Após divulgação do vídeo, a Prefeitura de Granja enviou agentes da Secretaria de Saúde, da Guarda Municipal e uma equipe da Vigilância Sanitária comandada pela médica veterinária Amanda Correia para notificar o circo Jamaica. Representantes da Associação São Francisco, uma organização de proteção aos animais de Granja, também participaram da fiscalização.

Lá, examinaram o animal e constataram que ele não tinha indícios de outros maus-tratos. De acordo com nota publicada nas redes sociais da Prefeitura, a dona do circo “alegou que não sabia das leis que envolve proteção dos animais, pediu desculpas a toda população que se sentiu incomodada e garantiu que não irá mais colocar o número nos próximos espetáculos”. 

Além da notificação, o circo Jamaica também assinou um termo de compromisso com o advogado Osmar Castro, representando o mandato do deputado Célio Studart. Segundo publicação do político no Facebook, o termo “garante a não mais utilização do animal em qualquer espetáculo, assim como a garantia de cuidados com comprovação periódica de bem-estar do mesmo”.

O POVO

1 Comentário

Medeiros

dez 12, 2021, 7:12 am Responder

Os circos estão perdendo a graça exatamente por não ter os animais. Esse é o país dos excessos! Nada pode,e tudo pode a depender de onde as alas do mal migrem. No tempo da gente menino, a maior graça era pegar gato pra trocar pela entrada do circo.Limpava a cidade de gatos vadios, alimentava os leões,dava diversão. Tempos bons….

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.