Vacinar crianças contra a Covid é uma necessidade, defende Fiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou, nesta terça-feira (21/12), um estudo que aponta a vacinação de crianças contra a Covid-19 como estratégia para evitar que a cobertura de imunização no Brasil fique estagnada e permita a circulação do vírus em níveis altos.

Na última quinta-feira (16/12), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)aprovou a aplicação da vacina Pfizer em crianças de 5 a 11 anos.

Apesar da autorização do órgão regulador, a vacinação do público infantil ainda não tem data para começar. A medida depende de aprovação do governo federal, que deve incluir as crianças no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e adquirir doses especiais para esta população.

O estudo elaborado pela fundação mostra que, atualmente, aproximadamente 85% da população brasileira é apta a se vacinar contra a Covid, considerando todas as pessoas acima dos 11 anos.

De acordo com a Fiocruz, desde setembro, o ritmo de aplicação da primeira dose de vacinas no Brasil está em desaceleração. Em outubro, o índice chegou próximo de zero, cerca de 0,08% por dia.

METROPOLES

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.