Eventos marcam o Dia Internacional da Mulher na próxima terça (08) em Natal

O Dia Internacional da Mulher (8 de março), marco histórico das lutas feministas e de mulheres pela garantia dos seus direitos civis e contra às opressões e violências de gênero será marcado por eventos culturais.

A Fundação José Augusto (FJA) realiza na Biblioteca Estadual Câmara Cascudo na próxima terça-feira (8,) a partir das 18h, “Mulheres da Aldir e o Dia Internacional da Mulher” com o lançamento coletivo que irá reunir 67 autoras contempladas pela Lei Aldir Blanc, por meio do Edital Auxílio à Publicação de Livros, Revistas e Reportagens Culturais, do Governo do Estado, por meio da FJA, que premiou obras dos mais diversos gêneros literários.

Pinacoteca do Estado
Lançamento da 5ª edição da coleção de cordéis Dez Mulheres Potiguares
Quando – Dia 8 de março – às 16h
Participação musical: Dodora Cardoso
Entrada com apresentação do passaporte vacinal e máscara de proteção

Também está programado um recital e show com a cantora Dani Cruz o pré-lançamento de nova edição do Livro “Direito das Mulheres e Injustiça dos Homens”, de Nísia Floresta. Na oportunidade, as autoras também vão homenagear a professora Fátima Bezerra, única mulher governadora do Brasil.

TEATRO ALBERTO MARANHÃO

Para marcar a data, o Teatro Alberto Maranhão será palco do evento “Mulheres, solta a tua voz”, promovido pela Subsecretaria de Políticas para Mulheres, em parceria com a Fundação José Augusto. A ação será aberta ao público, às 18h, com distribuições de ingresso no local, apresentando os shows de “Volte e Pegue”, de Clara Pinheiro e “Cores do Nosso Samba”, de Valéria Oliveira e convidadas.

PINACOTECA DO ESTADO

A Pinacoteca do Estado abrigará a exposição Coletânea Dez Mulheres Potiguares, sob produção da Casa do Cordel, na terça (8), às 16h, com entrada gratuita. O evento tem o apoio da Fundação José Augusto.

A coletânea chega à 5ª edição com o lançamento de mais dez cordéis, escritos e ilustrados por mulheres, que narram em versos o perfil biográfico de mulheres que se destacaram na história do Rio Grande do Norte. A coleção, que é destaque no cordel potiguar e é editada pela Casa do Cordel, será lançada no dia 08 de março, na Pinacoteca do Estado, às 16h.

Nesta edição as homenageadas são: a ativista negra Ana Paula Campos, consagrada nos versos de Célia Melo (Bombom); a poetisa Áurea de Góis agraciada por Jussiara Soares; a contadora de estórias Daluzinha Avlis, na poética de Rita Cruz; a ceramista e “mãe” do galo de São Gonçalo, Dona Neném, pelas estrofes de Rosa Regis; Eliane Amorim das Virgens, primeira mulher desembargadora do TJRN, na poesia de Geralda Efigênia; Fátima Bezerra, única mulher a governar um estado brasileiro na atualidade, nos versos de Vani Fragosa; Lindalva Torquato Fernandes, primeira mulher a presidir o TCE/RN, por Járdia Maia; Maria de Lourdes Alves Leite, pioneira feminina na Justiça do Trabalho do RN, na métrica de Gorete Macêdo; Titina Medeiros, atriz de destaque nacional, nos versos de Fátima Régis e Wilma de Faria na poesia de Sírlia Lima. A coleção também traz nas capas as xilogravuras das artistas plásticas Cecília Guimarães, Célia Albuquerque, Kimberly e Letícia Paregas.

Biblioteca Estadual Câmara Cascudo
Mulheres da Aldir e o Dia Internacional da Mulher
Horário: 18 horas
Quando: Dia 8 de Março – terça-feira.

Teatro Alberto Maranhão
Mulher, solta a tua voz!
Terça, 08 de março
19h
Atrações:
Clara Pinheiro – Show “Volte e Pegue”
Valéria Oliveira convida: Dodora Cardoso, Dani Cruz e Gláucia Wanderley – Show “Cores do Nosso Samba”
Entrada gratuita.
Distribuição dos ingressos no local às 18h
Protocolos sanitários: Apresentação do Passaporte da Vacina e uso obrigatório de máscara.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.