VÍDEO: Morador confessa que não se mudou de Oiticica para casa nova porque não quis: “A gente combinou”
Moradores da Comunidade Carnaúba Torta, que residem no entorno da Barragem de Oiticica, em Jucurutu, área que será alagada quando as obras terminarem, decidiram nesta quarta-feira (9) finalmente se mudarem para as novas casas que foram inauguradas no último dia 18 de fevereiro pelo Governo do Estado.
O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, esteve na comunidade e convenceu os moradores a ocuparem as novas residências, que estão prontas para uso há 19 dias. No local, moradores confirmaram que não tinham se mudado para as novas casas por uma decisão coletiva.
O morador Francisco Régis declarou que os habitantes só queriam se mudar quando as casas estivessem com ligação definitiva de energia elétrica. Atualmente, as casas têm energia, mas a partir de um grupo gerador mantido pelo Governo do Estado. A energia definitiva ainda precisa ser instalada pela Cosern. O governo esclarece, contudo, que a mudança não impede a ocupação imediata dos imóveis.
“Hoje está com 15 dias. Todo mundo combinou. Foi combinação de todo mundo para só se mudar com a outra energia. Nós já tinha se mudado (sic) 15 dias para trás. Foi porque foi combinado. Foi tudo combinado para se mudar quando tivesse a energia. 15 dias atrás a gente não recebeu as chaves porque não quisemos (sic). Foi decisão da gente”, enfatizou o morador.
O Governo do Rio Grande do Norte informou nesta terça-feira (8) que as famílias que moram no entorno da Barragem de Oiticica, em Jucurutu, ainda não se mudaram para as novas casas porque não quiseram.
Em nota oficial, a gestão estadual respondeu aos moradores que acusam a governadora Fátima Bezerra (PT) de ter mentido ao inaugurar, no último dia 18 de fevereiro, as casas da Agrovila, mas ainda não procedido com a transferência dos moradores.
Ouvidos pelo deputado estadual Nelter Queiroz (MDB), moradores afirmaram que foram “enganados” pela governadora e que até agora não receberam as chaves dos novos imóveis. Muitos estão preocupados com o risco de serem atingidos por uma inundação.
“A governadora mentiu para nós, que vinha para entregar as chaves para nós se mudar (sic). A gente quer se mudar antes que chegue água para afogar a gente. Tem senhora de 94 anos, tem criança de dois meses, de um ano. Se acontece um alagamento, vai ficar tudo de molho na água”, enfatizou um dos moradores, em conversa com o deputado divulgada nas redes sociais.
Um outro morador declara que ficou surpreso ao ver nas redes sociais da governadora que as casas tinham sido entregues. “Ela nos enganou e não deu as chaves para nós ir (sic) para as nossas casas. Ela veio para entregar as casas e foi embora. Quando chegamos em casa e entrei no Facebook, vi ‘governadora entregou casa para todo mundo morar’, sendo que é mentira”, disse um jovem.
1 Comentário
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.
Tico
mar 3, 2022, 8:48 pmComo diz um velho ditado popular…
No mundo tem gente pra tudo e ainda sobra pra mascar fumo!