VÍDEO: Alexandre de Moraes faz sinal de ‘degola’ durante voto de ministra a favor de lives de Bolsonaro
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, fez um sinal de “degola”, durante o voto da ministra Maria Cláudia Bucchianeri Pinheiro, a favor do presidente Jair Bolsonaro fazer lives nos palácios da Alvorada e Planalto.
A campanha de Ciro Gomes apresentou ao TSE uma ação pedindo que a Corte proíba Jair Bolsonaro (PL) de realizar gravação e transmissão de lives com pronunciamentos político-eleitorais nas áreas privativas do Palácio da Alvorada, do Palácio do Planalto e com a utilização de todo aparato estatal, sobretudo de intérprete de libras custeado pelo erário.
De acordo com a Lei das Eleições, o uso de qualquer bem público, incluindo-se os de uso comum do povo, em benefício do candidato caracteriza prática da conduta vedada.
Nas imagens da sessão, é possível notar o semblante de desaprovação do ministro. Pouco depois, o tribunal formou maioria pela proibição de Bolsonaro de fazer as transmissões. Votaram a favor do presidente Carlos Horbach, Raul Araújo e Maria Claudia. Já os ministros Alexandre de Moraes, Benedito Gonçalves, Cármen Lúcia e Lewandowski votaram contra.
A ministra considerou que as lives nos palácios não são atos vedados. Ela citou que, em 2020, quando havia restrições a atos públicos por causa da pandemia de covid-19, políticos recorreram às lives, muitas delas em residências oficiais.
“Entendo que fato de fazer uma live com estante de livro ou parede branca, mas na residência oficial não agrega nenhum valor a uma live que seria feita em quarto de hotel, mas com fundo branco”, argumentou a ministra do TSE.
Até o momento, pelo menos 16 intervenções contra a campanha à reeleição de Bolsonaro ocorreram, entre elas, proibir o chefe do Executivo de usar na campanha imagens do 7 de Setembro, o discurso em Londres e o pronunciamento oficial na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.
Revista Oeste e CNN Brasil
1 Comentário
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.
João Batista de Oliveira
set 9, 2022, 6:29 pmSe o PT diz que vão ganhar no primeiro turno, então porque tanta preocupação ?