TRE/RN inicia sorteio de seções eleitorais para auditoria das urnas
O sorteio das seções eleitorais, cujas urnas eletrônicas serão submetidas aos procedimentos de auditoria, começou na manhã desta quinta-feira, às 9h, no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. O processo das urnas pela auditoria tem por objetivo verificar se elas estão legítimas para serem usadas no processo de votação, com primeiro turno previsto para este domingo (2). Na ocasião, o evento foi aberto pelo desembargador do TRE/RN Cornélio Alves.
A presidente da Comissão de Auditoria de Urnas do TRE, juíza Hadja Holanda, explica que as urnas podem vir tanto da zona urbana quanto da rural. Os partidos políticos poderão escolher as seções eleitorais cujas urnas deverão ser encaminhadas para passar pelo processo de auditoria. Caso não haja a participação dos partidos para a escolha de todas as urnas, elas serão escolhidas por sorteio. A amostragem será realizada com 20 urnas, sendo 18 sorteadas e duas para o piloto piloto em Natal.
Os procedimentos de auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas devem ocorrer no horário da votação oficial, das 8h às 17h, no dia 2 de outubro de 2022, no Fórum Eleitoral de Natal, e podem ser acompanhados por qualquer pessoa.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.