Zema é o governador com mais interações nas redes em 2022; Fátima Bezerra assume 4ª posição

O governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), é o chefe de Executivo estadual com mais interações em seus perfis nas redes sociais em 2022. O levantamento da Bites considerou os posts publicados de 1º de janeiro a 12 de outubro em 4 canais: Instagram, Twitter, YouTube e Facebook.

No período, Zema compartilhou 1.150 posts em seus perfis nas redes sociais. Teve 8.854.263 interações. Uma das publicações do governador mineiro registrou, sozinha, mais de 224 mil reações. Trata-se de uma mensagem no Twitter publicada em 4 de outubro em que declara apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno das eleições de 2022 –o chefe do Executivo enfrentará Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Logo atrás de Zema vem Helder Barbalho (MDB), reeleito no Pará, com 8.549.993 interações em 6.864 posts, e Rui Costa (PT), governador da Bahia, com 5.889.470 interações em 3.432 posts. Juntos, os 3 respondem por 1/3 das de 61,6 milhões de reações a partir de publicações dos atuais 27 governadores.

Dos 27 atuais governadores, 5 assumiram o posto no meio de 2022 depois que seus antecessores deixaram os governos para concorrer a outros cargos na eleição. São eles:

  • Rodrigo Garcia (PSDB) – governador de São Paulo;
  • Izolda Cela (PDT) – governadora do Ceará;
  • Carlos Brandão (PSB) – governador do Maranhão;
  • Ranolfo (PSDB) – governador do Rio Grande do Sul (neste caso, Eduardo Leite, também do PSDB, renunciou ao cargo para concorrer à Presidência, mas perdeu as prévias do PSDB para João Doria e tentará um novo mandato à frente do Estado gaúcho);
  • Regina Souza (PT) – governadora do Piauí.

Há também o caso de Paulo Dantas (MDB), governador de Alagoas. Ele foi afastado do cargo na 3ª feira (11.out.2022) por decisão da ministra do STJ Laurita Vaz. Ele é alvo de uma operação da PF (Polícia Federal).

A Corte Especial do Tribunal analisará na 5ª feira (13.out) se confirma ou não as medidas adotadas. Leia no infográfico o ranking de interações nas redes dos governadores:

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.