Natal é a cidade do RN com menor cobertura vacinal contra a poliomelite

Natal é a cidade do Rio Grande do Norte com menor cobertura vacinal proporcional contra a poliomelite. A campanha de vacinação contra a doença segue até o próximo dia 31 de outubro no Rio Grande do Norte, após ser prorrogada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN). Restando pouco menos de duas semanas até lá, os dados da cobertura vacinal no estado geram preocupação, sobretudo na capital potiguar.

Em contato com o Portal 96, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal apelou novamente para que os pais levem as crianças para se vacinar.  Conforme informado pela pasta, como estratégia, a SMS Natal disponibiliza a vacina nos pontos extras que funcionam também em horários não comerciais.

Além da vacinação contra Pólio, a SMS Natal está disponibilizando nos pontos extras outras vacinas da primeira infância como: Tríplice Viral e Varicela continua nos pontos extras da cidade. Mais informações em natal.rn.gov.br .

Conforme dados do RN + Vacina, atualizados às 15h23 dessa terça-feira (18), o município vacinou apenas 35,62% do público-alvo. Pouco mais de 14 mil crianças entre 1 ano e menores de 5 anos foram imunizadas em Natal. A meta é atingir 39 mil crianças de um total de 41 mil.

Os municípios que seguem Natal na ponte de baixo do ranking são: São Gonçalo do Amarante (44,44%), Maxaranguape (48,12%), Campo Grande (48,27%) e Boa Saúde (48,76%). Por outro lado, 40 municípios já ultrapassaram a meta de vacinar 95% das crianças. 

Desse total, 18 cidades potiguares romperam a marca de 100% das crianças vacinadas. Nesse quesito, os destaques são Severiano Melo (165,41%), José da Penha (124,38%) e Água Nova (122,22%).

Na tentativa de alavancar o processo de vacinação, a Sesap iniciou uma série de oficinas com as regionais de saúde. Os eventos começaram nesta semana e se estendem até o mês de novembro. As “Oficinas de Imunização – Pela recuperação das coberturas vacinais” pretendem promover a discussão das principais questões envolvidas que levam às baixas coberturas vacinais nos municípios e, após o diagnóstico, elaborar planos regionais para enfrentamento das dificuldades. 

O primeiro fórum aconteceu em Pau dos Ferros, nessa terça-feira (18). O município de São José de Mipibu sedia o segundo encontro, nos dias 25 e 27/10. As demais regionais realizam as oficinas no mês de novembro.

Os problemas na imunização não atingem apenas a vacina contra a poliomielite. Segundo a Sesap, em uma série histórica de 2017 a 2022, o estado do Rio Grande do Norte alcançou a cobertura preconizada pelo PNI apenas em 2018, para duas vacinas do calendário infantil: BCG e Hepatite B.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.