2º turno: número de seguidores de Lula e Bolsonaro aumentam nas redes sociais

Fora a tradicional propaganda eleitoral tanto na rádio quanto na televisão e os atos de campanhas pelo país, outro ponto marcante das eleições deste ano tem sido as mobilizações de apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL), ambos candidatos à presidência, via redes sociais.

Nos perfis oficiais do Twitter, Instagram e Facebook, Bolsonaro acumulou 5,1 milhões de novos seguidores no período de 16 de agosto, quando a campanha teve início, até o domingo (23). Já Lula somou 4,5 milhões no mesmo espaço de tempo. Em relação aos números totais, o chefe do executivo tem 48,2 milhões e o candidato do Partido dos Trabalhadores apresenta 19, 3 milhões.

Os números colocam Lula e Bolsonaro entre os políticos com mais seguidores a nível mundial. Mas, apesar dos diálogos orgânicos com apoiadores nas redes sociais, colaboram para esse crescimento as ações coordenadas de influenciadores digitais e o impulsionamento de conteúdos.

Em 2018, vale lembrar, a internet foi o principal instrumento de campanha de Bolsonaro, dado que no primeiro turno das eleições daquele ano ele apresentava oito segundos de propaganda no horário eleitoral no rádio e TV. Atualmente, ele fica atrás apenas de Narendra Modi (201,2 milhões), primeiro-ministro da Índia; Joko Widodo (77,5 milhões), presidente da Indonésia; e Joe Biden (64,7 milhões), presidente dos Estados Unidos. 

Seguidores de Lula
Facebook – 5,3 milhõesTwitter – 5,1 milhõesInstagram – 8,9 milhões

Seguidores Bolsonaro
Facebook – 15 milhõesTwitter – 9,4 milhõesInstagram – 23,8 milhões

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.