Internos do sistema prisional ajudam no processo de recuperação do Presépio de Natal
Nesta quarta-feira (16), foram iniciadas as obras de recuperação do Presépio de Natal, em Candelária, na zona Sul da capital. No local está sendo instalado o Escritório Social e a Central Integrada de Alternativas Penais, da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP). De acordo com o poder público, a reforma utiliza 100% de mão de obra carcerária.
O vice governador Antenor Roberto explicou que além da SEAP, o local abrigará instalações da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer. “Estamos recuperando e vamos devolver à sociedade mais um equipamento público. Uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer. Uma relíquia que estava abandonada e agora vai voltar a sociedade em forma de escritórios sociais e a praça recuperada para os nossos atletas”, disse.
O secretário Pedro Florêncio disse que a SEAP adquiriu os insumos para a reforma, com recurso da ordem de R$270 mil, e que a mão de obra será totalmente do sistema prisional através de internos habilitados e capacitados pela própria pasta em cursos de qualificação profissional. Nessa fase, dez apenados são mobilizados diariamente para o canteiro de obras. A escolta e segurança é feita pela Polícia Penal. A previsão é de conclusão parcial até o Natal.
Não é a primeira vez que os internos do RN atuam em obras do Estado. Segundo o governo, os socioeducandos já atuaram na construção de diversas escolas, da sede dos Bombeiros Mirins, na Cidade da Criança, do Forte dos Reis Magos, secretarias de Estado, além da reformas de centenas de macas e carteiras escolares. As informações são da Tribuna do Norte.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.