Em greve, professores agendam protesto em Secretaria de antiga aliada, Socorro Batista
Após o anúncio da greve por conta da indefinição sobre o piso do magistério, o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do RN (Sinte) divulgaram a agenda de manifestações desta semana. O detalhe da onda de protestos ocorrerá na quarta-feira (8), quando a categoria vai realizar uma manifestação em frente a Secretaria Estadual de Educação, atualmente ocupada por uma ex-sindicalista: Socorro Batista.
Profundamente ligada ao Sinte, Socorro Batista foi confirmada como nova secretária estadual de educação em dezembro do ano passado, substituindo Getúlio Marques. A escolha de Socorro Batista foi um consenso no PT e contou com o apoio de lideranças sindicais, como a coordenadora-geral do Sinte Fátima Cardoso.
Por outro lado, quem também teve apoio de Fátima Cardoso foi a greve aprovada na última sexta-feira (3), em assembleia realizada pelo Sinte. A decisão foi motivada pela falta de uma proposta definitiva do Governo Fátima Bezerra para a implantação do piso dos professores.
A categoria cobra o reajuste de 14,95% do piso nacional da categoria. A proposta do Governo do RN era dividir o reajuste em duas parcelas, mas com o início do pagamento do retroativo ano que vem.
O Governo chegou a oferecer o reajuste parcelado em 6,5% em maio e 7,93% em dezembro e o parcelamento do retroativo entre maio e dezembro de 2024. É este último ponto que tem desagradado a categoria.
INVIÁVEL
Por meio das redes sociais, inclusive, o secretário estadual de Planejamento e Finanças, Aldemir Freire, afirmou que implantar o piso do professores do jeito que a categoria quer, significaria comprometer mais de 90% do que será conseguido pelo Estado com o crescimento da receita. Ou seja: totalmente inviável.
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DA GREVE DA REDE ESTADUAL APROVADO NA ASSEMBLEIA DESTA SEXTA-FEIRA (03)
06/03 (segunda-feira)
– Retorno às escolas para dialogar com a comunidade escolar.
07/03 (terça-feira)
– Reunião do comando de greve, no SINTE/ RN, às 9h e 14h. Pauta: organização do comando de greve e ações.
08/03 (quarta-feira)
14h – Aula pública em frente ao IFRN Campus Central
15h – Concentração do Ato Político e Cultural em frente ao Midway Mall
16h – Início da caminhada, tendo como bandeira as lutas das mulheres, o Piso e a carreira do Magistério Público
09 e 10/03 (quinta e sexta-feira)
– Levantamento do quadro de greve.
13 e 14/03 (segunda e terça-feira)
– Continuação do levantamento do quadro de greve nas escolas.
15/03 (quarta-feira)
– Assembleia de avaliação da greve. Local: em frente à Secretaria Estadual de Educação, no Centro Administrativo, às 9h.
15/03 (quarta-feira)
– Reunião do comando de greve. Local: SINTE/RN, às 15h.
16/03 (quinta-feira)
– Panfletagem às 9h e 15h, no calçadão da Praça João Pessoa, Centro de Natal. Concentração para atividade na sede do SINTE/RN.
17/03 (sexta-feira)
– Panfletagem em frente ao Shopping Midway Mall, às 15h.
20/03 (segunda-feira)
– Mobilização nas escolas de Parnamirim, com saída do SINTE em dois horários: 7h e 13h.
21/03 (terça-feira)
– Reunião do comando de greve. Local: Sede do SINTE/RN, às 15h.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.