BBC News: Gangues semeiam terror em cidades brasileiras pela terceira noite
Reportagem da rede britânica BBC abordou os ataques criminosos que acontecem em dezenas de cidades do Rio Grande do Norte, contra veículos e prédios públicos, desde o início da semana.
A matéria cita que os ataques iniciaram em razão das condições nas prisões que detêm membros das facções responsáveis pelo terror espalhado por várias cidades potiguares e o envio de tropas para reforçar a segurança no RN.
A BBC menciona ainda o fechamento de escolas e a suspensão do transporte público ocorridas em várias cidades.
LEIA A MATÉRIA TRADUZIDA:
Várias cidades no nordeste do Brasil estão sofrendo com graves distúrbios causados por gangues criminosas saqueadoras.
Pela terceira noite, membros de gangues incendiaram ônibus e realizaram ataques com armas de fogo contra prédios em áreas urbanas do estado do Rio Grande do Norte.
Acredita-se que os ataques tenham sido provocados pelas condições nas prisões que detêm membros de gangues.
O governo do Brasil enviou centenas de forças de segurança federais para a região no início desta semana.
O ministro da Justiça e Segurança, Flavio Dino, disse que centenas de outros podem ser enviados nos próximos dias, à medida que a agitação continua. O governo do estado convocou um gabinete de crise e pediu mais apoio ao governo federal.
Os ataques foram ordenados de dentro das prisões do estado, quando os pedidos de membros de gangues para televisões, eletricidade e visitas conjugais foram negados, disse o secretário de segurança pública do estado, Francisco Araujo, segundo a agência de notícias brasileira Terra.
As condições nas prisões notoriamente superlotadas do Brasil estão há muito tempo sob escrutínio.
Em 2017, o governo enviou uma Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) para presídios do Rio Grande do Norte após uma rebelião que deixou pelo menos 30 presos mortos. Alguns disseram que a força-tarefa usa rotineiramente métodos violentos para colocar as prisões sob seu controle.
A mídia local informou que duas facções de gangues rivais firmaram uma trégua temporária e se tornaram aliadas nos ataques contra as forças de segurança.
Várias cidades do Rio Grande do Norte suspenderam o transporte público e fecharam escolas após a violência.
Pelo menos duas pessoas foram mortas em confrontos com a polícia no início da semana e 67 pessoas foram presas, informou a AFP.
Em toda a região, a polícia também apreendeu diversas armas de fogo, artefatos explosivos e veículos, além de drogas e dinheiro.
Por Laura Gozzi
BBC Notícias
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.