Álvaro: “2026 está distante, mas fico lisonjeado em ser lembrado”
O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), se sentiu lisonjeado em ter o nome lembrado para disputar o cargo de senador da República em 2026, por um grupo de 16 vereadores de Natal na última quinta-feira (15), mas afirmou: “Embora este não tenha sido o foco da reunião, que centrava na gestão e na administração municipal, além do fortalecimento do partido Republicanos, o tema eleição foi superficial”, disse o prefeito.
Álvaro Dias participou de uma reunião com o presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome, e mais 15 vereadores que integram a base de sustentação da atual gestão. Foi a primeira reunião do grupo com foco no cenário político de 2024 e, também, para 2026. Lá, os vereadores, diante do discurso do prefeito em fortalecer a nominata do Republicanos, anunciaram a possibilidade de apoio ao prefeito para o senado ou governo do Estado em 2026.
Álvaro Dias descarta ter feito o pedido de apoio, mas não escondeu a satisfação em ter o nome lembrado para 2026. “Mas reforço que é tudo muito cedo. Temos muito tempo para isto. Ainda tem muito a ser feito na administração municipal.”, disse.
Para Álvaro Dias o foco da reunião teria sido construir uma nominata robusta com 30 nomes, sendo os 16 vereadores com mandato, presentes na reunião, no partido Republicanos, que na eleição de 2020 apresentou 39 candidaturas para a Câmara Municipal de Natal. Naquele ano não elegeu ninguém e o partido fez coligação para prefeito de Natal dando apoio ao eleito Álvaro Dias.
Para 2024, Álvaro Dias não poderá ser candidato e deve anunciar o candidato da situação. Este ponto foi debatido na reunião de quinta-feira (16), entre os vereadores e muitos dos presentes pediram a palavra e questionaram quem seria o nome do grupo para a disputa da prefeitura de Natal.
“Não posso definir um nome neste momento. Isto fica para o próximo ano. Não tenho como perder os apoios em Brasília enquanto tenho uma série de obras para ser tocada, concluída e entregue à sociedade. A definição de um nome pode inviabilizar os trâmites em Brasília”, relatou a fala do prefeito, um dos 16 vereadores presentes no encontro.
Boa parte dos participantes da reunião integram a bancada dos 21 vereadores que já declararam apoio ao deputado federal, Paulinho Freire (União Brasil), que anunciou ser pré-candidato à prefeitura de Natal.
Na oportunidade, Álvaro não anunciou seu candidato, inclusive, questionado se manteria o apoio ao ex-deputado federal, Rafael Motta (PSB), portando político fora do contexto do Republicanos, o prefeito disse que sim, mesmo tendo a reunião com foco no fortalecimento do Republicanos, seu partido. “O nome para ser candidato a prefeito pode sair de qualquer partido. Nosso encontro foi para a nominata para vereador, dentro do Republicanos. Os demais assuntos foram superficiais”, comentou.
Eriko convocou reunião com vereadores
Responsável pelo encontro do prefeito de Natal com mais 15 vereadores, o presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome (MDB), disse que a reunião foi para alinhar a possibilidade de montar uma nominata competitiva entre 15 vereadores, por não existir a possibilidade de coligação. “Isto em preocupado muitos vereadores detentores de mandato”, disse.
“Como presidente da Câmara Municipal de Natal, me preocupo muito com a condução desse processo. Venho buscando alternativas para que os vereadores possam estar em um lugar que venha concorrer à reeleição de forma igualitária, sem nenhum tipo de perseguição”, disse Eriko Jácome.
O presidente da Câmara confirmou que o prefeito de Natal pretende fazer um chapão para o Republicanos. “É a regra do jogo”, disse o vereador que é do MDB, dirigente municipal do partido, mas que não se nega a seguir a indicação do prefeito Álvaro Dias.
Quanto à definição do puxador de votos do chapão, no caso o candidato a prefeitura de Natal, Erico Jácome disse que cada um dos vereadores presentes no encontro com o prefeito tem livre arbítrio.
“No meu caso, apoio o ex-vereador e ex-presidente da Câmara e atual deputado federal Paulinho Freire”, disse Eriko Jácome.
Republicanos parte para o chapão
Na quinta-feira (15), o prefeito Álvaro Dias e o presidente da Câmara Municipal do Natal, vereador Ériko Jacome (MDB) comandaram uma reunião com mais 15 vereadores da capital com vistas as eleições 2024. A ideia do prefeito de Natal é alojar a maioria dos parlamentares no Republicanos e ter sob sua liderança uma grande força para sua sucessão.
Para quem acompanhou a reunião, vazada à Tribuna do Norte pelos vereadores, o prefeito de Natal espera construir uma nominata robusta com 30 nomes, sendo os 16 vereadores com mandato, para apoiar seu candidato a sucessão no Palácio Felipe Camarão.
Alguns fies seguidores do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), pré-candidato a prefeito, não gostaram do encontro. Apesar de evitarem declarações públicas. A turma sentiu que Álvaro Dias não tem intenção, pelo menos agora, de caminhar com o nome de Paulinho. “Ele perdeu a confiança do prefeito e estão afastados desde a exoneração dos cargos”, revelou um vereador.
Alguns parlamentares comentaram que nomes como Kleber Fernandes, Luciano Nascimento, Bispo Francisco de Assis, Chagas Catarino e Raniere Barbosa seriam hoje os nomes mais do agrado de Álvaro Dias para ajudar na reeleição.
Eles têm prestígio e espaços nas secretarias e estruturas da Prefeitura do Natal. O restante é visto como nomes ligados a Paulinho Freire. Ainda existe uma possibilidade do prefeito incentivar seu fiel escudeiro, Irapuã Nóbrega, como candidato a vereador.
A conversa aconteceu no escritório que fica na avenida Floriano Peixoto, em Petrópolis. Álvaro Dias quer fazer um “chapão” no Republicanos e colocar os 16 vereadores no partido. Como a chapa completa é de 30 candidatos, então ele completaria com outros nomes para tentar fazer votos e eleger de 9 a 10 cadeiras. De cara cinco parlamentares ficariam sem mandatos em 2025, quando Álvaro também deixa o Palácio Felipe Camarão.
Alguns vereadores saíram se perguntando após a reunião com Álvaro Dias. “Como ficarão os compromissos para 2026, caso os planos do hoje prefeito de Natal fracassarem nas urnas de 2024?”, questionou um vereador.
Tribuna do Norte
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.