Reforma tributária: O que dizem alguns empresários e economistas
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária, aprovada na Câmara dos Deputados, recebeu uma resposta positiva de empresários e economistas. Eles veem essa mudança como uma vitória para o país, que passará a ter um sistema tributário moderno, semelhante ao de economias desenvolvidas. O levantamento foi feito pelo jornal Estado de São Paulo.
Segundo Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do conselho de administração do Bradesco, as empresas gastavam muito tempo e esforço para cumprir as regulamentações e pagar os impostos atuais. Isso não apenas era oneroso, mas também gerava insegurança jurídica. Executivos e economistas em geral acreditam que essa reforma, pela qual eles têm lutado há décadas, contribuirá para melhorar a produtividade e o crescimento econômico do Brasil no longo prazo.
A implementação da reforma depende da aprovação do texto pelo Senado em duas votações. Abaixo estão as opiniões de empresários e economistas sobre essa aprovação.
Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do conselho de administração do Bradesco, afirmou que o sistema tributário brasileiro, considerado um dos mais complexos do mundo, ganhará frescor e modernidade com a aprovação da reforma.
Dan Ioschpe, presidente do conselho de administração da Iochpe-Maxion S/A e presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), destacou que a reforma será um divisor de águas para a produção no país, viabilizando projetos de valor agregado e reduzindo substancialmente o diferencial de custo do Brasil.
Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú Unibanco, comentou que as medidas da reforma tributária atacam um ponto central para o país, que é a simplificação tributária. Ele ressaltou a importância de uma abordagem de longo prazo, visando à eficiência e não apenas à arrecadação de impostos.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.