O Sikorsky S-76 que o Governo do RN quer operar

Na segunda-feira, 12, o blog noticiou a informação de que o Governo do Rio Grande do Norte despertou interesse em ficar o helicóptero Sikorsky, modelo S-76A e matrícula PR-NMC, que tinha sido apreendido pela Polícia Civil na cidade de Pau dos Ferros, distante 400 km de Natal.

Após a abordagem policial verificou-se que a aeronave estava com a documentação irregular exigida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o piloto também sem a documentação exigida. Além disso, não foi apresentado plano de voo às autoridades competentes.

O helicóptero foi apreendido, entregue a autoridade policial potiguar e, temporariamente, deve ir para o hangar do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Inicialmente, foi pedido providências à Polícia Federal, o que mudou diante do interesse do Estado em conseguir a guarda permanente do aparelho. O próximo passo será uma batalha judicial e o avanço da investigação polícia sobre qual o real motivo da aeronave estar em Pau dos Ferros com um piloto identificado e que já responde por processo de tráfico de drogas.

A viabilidade de uso do Sikorsky como uma aeronave do Estado ainda é uma incerteza. O mesmo modelo é muito comum no transporte de executivos, tendo em vista a capacidade de transportar 12 passageiros e dois tripulantes. Contudo, devido a robustez do helicóptero ele se torna versátil para as forças de segurança, tanto na área policial como de busca e salvamento. Atualmente, há registro de uso em mais de dez países.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.