FESTIVAL DO MST POR TERRA, ARTE E PÃO: Natal sedia o encontro da arte, cultura, política e Reforma Agrária
O Festival do MST: por Terra, Arte e Pão chega na cidade de Natal (RN) nos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro de 2023 com extensa programação musical. O festival faz parte da primeira Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária que é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, executada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF-RN).
Para Matheus Mendes, do Coletivo de Cultura do MST, a realização do Festival na cidade de Natal tem uma importante simbologia para o conjunto do Movimento Sem Terra: “Com este festival pretendemos discutir a necessidade da Reforma Agrária Popular, a produção de alimentos saudáveis e o fortalecimento da cultura popular nordestina”, explicou Matheus.
“O MST se opõe ao avanço do uso de agrotóxicos, com uma produção diversificada e saudável em seus 40 anos de experiência na luta contra o agronegócio. Nossa programação dialoga com isso a partir das feiras com produtos da agricultura familiar camponesa, exposições, comidas regionais, espaços formativos e shows com grandes artistas locais e de renome nacional”.
O Festival faz parte, junto com diversas outras atividades realizadas desde o começo deste ano de 2023, tanto nos estados em que o Movimento está organizado quanto nacionalmente, das comemorações do aniversário dos 40 anos de existência e resistência do MST, a se completar em janeiro de 2024.
A programação musical conta com as apresentações de Juliana Linhares, Cátia de França, Nação Zumbi, Academia da Berlinda, Karina Burh e Odair José. Toda a programação será gratuita e aberta ao público.
Segundo Taisa Costa, militante do MST e uma das organizadoras do evento, o Festival do MST: por terra, arte e pão tem potencial de se transformar em grandes atos políticos em prol do movimento desde os estados, espaços de articulação política em defesa do MST, e de pautar a Reforma Agrária Popular.
“Nós enfrentamos a quinta CPI ao longo dos nossos 40 anos, temos mais uma vez em nossa história o desafio de dialogar com o conjunto da sociedade, de disputar a narrativa hegemonizada pela grande mídia e pelo agronegócio em nosso país”, afirma Taísa.
Pensando na importância da construção coletiva do festival, dos espaços pedagógicos, organizativos, políticos e culturais o MST abriu inscrições através de
formulário eletrônico para voluntários contribuírem com a organização do festival nas equipes de comunicação, infraestrutura e concepção artística.
O Festival já passou por Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Maceió (AL), mas segue com uma ampla agenda até o próximo ano. Estão previstos Festivais ainda em João Pessoa (PB), Brasília (DF), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Curitiba (PR) e Belém (PA).
PROGRAMAÇÃO OFICIAL
QUINTA- FEIRA (30/11)
- Asé Delas
- Fuxico de Feira convida Cínthia
- Zé Hilton
- Jarbas Acordeon
- Projeto Mulheres da Terra (Tiquinha Rodrigues, Isaar e Luana Flores) – Cátia de França
- Juliana Linhares
SEXTA-FEIRA (01/12) - Trio Trancelim
- Val Santos e Zé Pinto – MST – Messias Paraguai
- Cida Lobo
- Academia da Berlinda
- Nação Zumbi
- Dj Samir
SÁBADO ( 02/12) – Sulla - Forró do Severo – SouRebel
- Aiyra convida Fúria Negra – Odair José
- Santana, o cantador
- Karina Buhr
Local: Centro Administrativo do Estado (Lagoa Nova) A partir das 15h00
1 Comentário
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.
Roberto
nov 11, 2023, 1:50 pmSério isso, tá de brincadeira, FAZ O LLLL.