RN registra 83 animais marinhos encontrados encalhados em praias desde o final do ano, diz Cetáceos
Os casos foram registrados no litoral Oriental do Estado, que abrange uma faixa costeira que vai de Baía Formosa a Caiçara do Norte. Entre o número de animais atendidos, vale destacar o registro de 16 tartarugas marinhas e 8 golfinhos, totalizando 24 animais em apenas 15 dias.
Raquel Marinho é bióloga do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam) e faz parte do Projeto Cetáceos. Ela explicou que é natural esperar um aumento de encalhes durante o verão, principalmente de tartarugas e golfinhos, tendo em vista que eles são animais migratórios.
“Eles vêm aqui para o hemisfério sul para se alimentar e reproduzir. A gente já acompanha esses encalhes desde 2009. E é realmente uma tendência, nessa época do ano, ter um número maior de encalhes. Porém, agora, em 2024, a gente percebeu que esse número chamou mais atenção do que nos anos anteriores”, apontou.
Para a bióloga, os encalhes estão diretamente relacionados à interação entre o ambiente marinho e a ação humana. “Temos observado que esses encalhes têm acontecido muito por interação antrópica, ou seja, interação de humanos. E existem dois fatores principais, a interação com a pesca e a ingestão de resíduos sólidos”, explicou.
AgoraRN
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.