Concursos públicos no RN: governo sanciona lei que reserva 10% das vagas para pessoas com deficiência
O governo do Rio Grande do Norte sancionou uma lei que reserva 10% das vagas em concursos públicos do estado para pessoas com deficiência. O texto foi publicado no Diário Oficial do Estado no último sábado (18).
O projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa no dia 23 de abril e, desde então, aguardava análise do Poder Executivo.
A nova lei altera o artigo 12 da Lei Complementar Estadual nº 122, de 1994, que trata do regime jurídico único dos servidores públicos civis do Estado e das autarquias e fundações públicas estaduais.
Anteriormente, a lei estadual previa a reserva de 5% das vagas em concursos para pessoas com deficiência.
A matéria foi apresentada no Legislativo pelo deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB) e aprovada por unanimidade.
Na ocasião da aprovação, o parlamentar ressaltou que, segundo dados do IBGE, quase 10% da população potiguar apresenta alguma deficiência.
g1 RN
1 Comentário
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.
Maria Gorete Nóbrega
maio 5, 2024, 2:12 amParabéns ao deputado, não só o Rio Grande do Norte, mais o Brasil precisa melhorar a situação de emprego para pessoas com deficiência, minha filha é surda, formada em arquitetura e não consegue emprego. Na minha opinião, os gabinetes dos políticos deveria abrir processo seletivos para dar oportunidades a essas pessoas com assessores.