Boletos agora podem ser pagos via Pix; veja como funciona a novidade do Banco Central

A partir desta segunda-feira (3), entra em vigor a resolução do Banco Central (BC) que autoriza o pagamento de boletos via Pix e introduz o “boleto dinâmico”, uma nova modalidade de cobrança. Com a medida, boletos poderão ser quitados por meio de um QR Code inserido no próprio documento, trazendo mais agilidade e conveniência aos pagamentos.
De acordo com o BC, o “bolepix” – apelido dado à novidade – amplia a aceitação do Pix e aprimora a segurança do boleto bancário, um dos meios de pagamento mais utilizados no país. A medida regulamenta um modelo que já vinha sendo testado por algumas instituições financeiras.
Além disso, o boleto dinâmico permitirá que certas cobranças, como duplicatas escriturais, sejam pagas com mais flexibilidade. A modalidade possibilita a alteração da instituição destinatária e do beneficiário, garantindo que os valores sejam transferidos automaticamente para o credor legítimo.
O BC destaca que essa inovação moderniza o sistema financeiro e aumenta a segurança na negociação de títulos essenciais para diversas empresas, especialmente as de pequeno e médio porte. No primeiro momento, o boleto dinâmico será aplicado a duplicatas escriturais e recebíveis imobiliários.
A implementação definitiva do boleto dinâmico dependerá da aprovação dos sistemas de escrituração ou registro que darão suporte digital aos pagamentos. O prazo estimado para que ele entre em operação é de até seis meses, conforme a evolução desse processo.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.