Helicóptero atingido por tiros em operação no RJ é do mesmo modelo utilizado na Guerra do Vietnã
O helicóptero da Polícia Militar atingido por tiros durante uma operação das polícias Civil e Militar no Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio, na tarde desta quarta-feira, é do mesmo modelo utilizado na Guerra do Vietnã.
O blindado precisou fazer um pouso forçado, e dava apoio aos policiais no cerco ao traficante Peixão, que estaria escondido na comunidade, na altura da Cidade Alta, em Cordovil. Não há informações sobre tripulantes feridos. Agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) estão no local.
O helicóptero Huey II, fabricado pela empresa Bell, foi adquirido pela PM em 2009. A exemplo da Polícia Civil, a primeira a usar aeronaves blindadas, o modelo foi apelidado de “Caveirão da PM”. Comprado pela então Secretaria de Segurança do Rio para ser utilizado nas operações da corporação, ele teria custado à época R$ 12 milhões, pagos com recursos do Ministério da Justiça.
O modelo pesa 3,5 toneladas. A aeronave é uma versão atualizada do UH-1H, utilizado pelos Estados Unidos na Guerra do Vietnã. Pode transportar 12 pessoas e macas para socorro de vítimas. Sua blindagem de 240 kg suporta até tiros de metralhadora ponto 30.
Em 2023, o Governo do Estado desembolsou R$ 24 milhões em contratos de seguros para as sete aeronaves blindadas das duas polícias. Todos os contratos com “cláusulas de guerra”, condições especiais mais comuns em países em conflito, como a Rússia e a Ucrânia.
O primeiro helicóptero blindado chegou ao Rio em 2007, adquirido pela Polícia Civil. Fabricado nos Estados Unidos e usado pelo país pela primeira vez em 1959, o modelo Bell Huey foi usado pelos americanos na Guerra do Vietnã. No Brasil, é chamado de “Sapão” ou “caveirão do ar”.






Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.