Peixe-boi Luara será devolvida à natureza após seis anos de reabilitação em projeto da UERN

Na próxima terça-feira, dia 25 de março, o litoral do Rio Grande do Norte será palco de um evento de grande relevância para a conservação da fauna marinha: a soltura do peixe-boi Luara. Resgatada ainda filhote na praia de Morrinho, em Areia Branca/RN, Luara passou por um longo processo de reabilitação e aclimatação conduzido pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

Agora, com seis anos e pesando 350,2 kg, Luara está pronta para retornar ao seu habitat natural, concretizando a sexta soltura de peixe-boi no litoral potiguar. O evento será realizado no Recinto de Aclimatação de Peixes-bois, localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, em Macau/RN, a partir das 10h. A programação será aberta ao público e à imprensa, reforçando a importância dos esforços de conservação para essa espécie ameaçada de extinção.

Durante o processo de soltura, Luara receberá um rastreador equipado com sinal VHF e satelital, permitindo seu monitoramento remoto. O equipamento é essencial para acompanhar sua adaptação ao ambiente natural e garantir sua segurança. No entanto, para evitar que pescadores ou populares tentem remover o dispositivo, o PCCB-Uern também realiza um trabalho educativo junto às comunidades locais, explicando sua funcionalidade.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.