Governo quer antecipar desoneração de data centers e atrair R$ 2 trilhões em investimentos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (5) que o governo pretende acelerar a desoneração de bens de capital voltados à produção e operação de data centers, como parte do futuro Plano Nacional de Data Centers (Redata). A medida visa antecipar efeitos da reforma tributária, garantindo isenção tributária para investimentos e exportações do setor, com o objetivo de atrair até R$ 2 trilhões em investimentos nos próximos dez anos.
Durante conferência nos Estados Unidos, Haddad ressaltou que o Brasil oferece vantagens estratégicas, como matriz energética limpa e segurança jurídica, para tornar a economia digital do país também sustentável. A proposta inclui o envio de um projeto ao Congresso e a criação de um novo marco legal para os data centers, ainda em articulação.
Haddad também reforçou o otimismo com o cenário econômico nacional, projetando crescimento mínimo de 3% ao ano até o fim do mandato atual. Segundo ele, o avanço em infraestrutura e parcerias público-privadas tem atraído investimentos privados e melhorado a confiança dos investidores internacionais.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.