Prédio interditado desaba em Jaboatão dos Guararapes

Interditado recentemente pela Defesa Civil do município de Jaboatão dos Guararapes, o Edifício Kátia Melo, em Piedade, desabou, na manhã desta terça-feira (6). A estrutura apresentava sinais evidentes de rachaduras e registros de cerâmicas soltas foram registrados por moradores.

O Kátia Melo era um prédio-caixão e foi construído há 45 anos. Além do térreo, possuía três andares. Moradora mais antiga do edifício, a dona de casa Valdira Lima, de 72 anos, havia retirado alguns materiais do apartamento que tinha no 3º andar no último domingo, após o imóvel ser interditado. Ela não havia recolhido tudo. Ela pensava em ir à antiga residência hoje, mas os planos não deram certo.

“Domingo, eu recebi uma ligação, às 17h30, de colegas informando sobre o surgimento das rachaduras. Meu marido e eu estávamos aqui, na casa do meu pai. Rapidamente fui lá, com um caminhão. Retirei quase tudo. Ficaram um guarda-roupas e um armário, que eu tinha mandado fazer. Eu queria ir lá, agora pela manhã, para desmontar, mas não tinha achado uma pessoa”, disse ela à imprensa, ainda assustada.

“É um susto horrível. Eu ainda não acredito. Morei ali por 40 anos. Eu soube ainda que uma pessoa retirou algumas coisas, ainda agora pela manhã, pouco antes do desabamento”, complementou.

Há vítimas?
Por enquanto, não há informações sobre feridos ou mortos, mas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão no local, além de representantes da Defesa Civil do município.

Interdição
Equipes da Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes interditaram o imóvel, no último domingo, após uma vistoria. Em nota, o órgão explica que o local apresentava “vários sinais, como fissuras, abatimento de piso e indícios de movimentação na estrutura.”

Manutenções preventivas estavam programadas para ocorrer no edifício, após uma avaliação e dimensionamento de um profissional da engenharia.

Jornal Folha do Pernambuco

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.