Monsenhor potiguar destaca importância do legado de Francisco na escolha do novo papa

O monsenhor potiguar Flávio Medeiros, que vive há mais de 15 anos no Vaticano, afirmou que o novo papa deverá levar em conta o legado deixado por Francisco. “A herança do Papa Francisco é tão significativa que o próximo pontífice, naturalmente, terá que considerá-la”, disse ele em entrevista à rádio 91 FM.

Cerimonialista da Basílica de São Pedro, Mons. Flávio acompanha de perto os bastidores do conclave. Ele descreveu o clima no Vaticano como tranquilo, apesar da grande movimentação. “A cidade está invadida por jornalistas, padres, congressistas e fiéis de vários países que querem viver esse momento histórico”, relatou.

Segundo ele, entre os cardeais o ambiente é sereno. “A mídia muitas vezes especula, mas o que vejo aqui é serenidade e oração.” Missas e adoração eucarística permanente estão sendo realizadas com intenções voltadas à eleição do novo papa.

Sobre o perfil do futuro pontífice, Mons. Flávio reforçou a tradição de continuidade da Igreja. “Cada papa dá a sua contribuição, mas sempre em linha com os seus predecessores. O próximo também plantará sementes, sem romper com o que foi construído.”

Ele também comentou o sigilo do conclave, que envolve apenas um grupo restrito de pessoas autorizadas a manter contato com os cardeais — como médicos, cozinheiros e cerimoniários. “A Basílica de São Pedro seguirá aberta até o anúncio do novo papa. Depois, será esvaziada para a primeira aparição do Santo Padre.”

Emocionado, lembrou a convivência com Francisco. “Era um pastor bondoso, alegre e zeloso. Celebrar ao lado de seu corpo, na capela da Casa Santa Marta, foi um momento profundamente comovente para mim.”

Ao fim, deixou um apelo aos fiéis: “Permaneçamos unidos na oração, para que a escolha do novo papa seja uma verdadeira epifania da Igreja”.


Conclave: horários previstos das fumaças

Confira os horários (de Brasília) previstos para as votações e sinais de fumaça da chaminé da Capela Sistina:

Quarta-feira (7):

  • 11h30: Início do conclave com juramentos e primeira votação
  • 14h: Previsão da primeira fumaça (preta ou branca)

Quinta-feira (8):

  • 5h30: Fim da primeira votação (só haverá fumaça se um papa for eleito)
  • 7h: Segunda votação do dia
  • 12h30: Terceira votação
  • 14h: Quarta votação

Se nenhum papa for eleito, novas votações seguirão nos dias seguintes.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.