Ministro Luiz Marinho defende redução da jornada de trabalho e debate sobre fim da escala 6×1

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, se manifestou no último sábado (10) sobre a jornada de trabalho no Brasil, destacando que a escala 6×1 é uma prática “cruel”, principalmente para as mulheres, mas afirmou que não vê a possibilidade de sua eliminação imediata. Segundo Marinho, o governo é favorável à redução da jornada de trabalho, mas defende um debate responsável sobre o tema, visando a uma mudança gradual. Ele enfatizou que, com um diálogo adequado, seria possível aprovar a redução para 40 horas semanais sem redução salarial e começar a construção de um processo maduro para acabar com a jornada 6×1.

Em sua fala, Marinho também destacou que a melhoria das condições de trabalho impacta diretamente na saúde dos trabalhadores, além de beneficiar a produtividade e a qualidade do produto. Ele acredita que um ambiente de trabalho saudável contribui para a construção de um país mais justo, com empregos dignos e salários decentes. O ministro falou ainda sobre o esquema de fraudes que afetou aposentados e pensionistas, afirmando que o governo está tomando providências para ressarcir as vítimas, que serão integralmente compensadas por cada valor retirado indevidamente.

Além das questões relacionadas ao trabalho, Marinho visitou a Feira Nacional da Reforma Agrária em São Paulo, evento promovido pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Durante a visita, ele destacou a importância da agricultura familiar no Brasil, ressaltando que, apesar do agronegócio ter seu espaço, é a agricultura familiar a principal responsável por alimentar a população brasileira. Ele também esteve acompanhado da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, que comentou sobre a importância de apoiar as mulheres no campo e garantir sua participação nas decisões políticas.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.