Setor de serviços mantém crescimento no Brasil e impulsiona turismo no RN

O setor de serviços no Brasil registrou mais um avanço em março de 2025, com crescimento de 0,3% frente a fevereiro, conforme dados com ajuste sazonal divulgados pelo IBGE. Esse é o segundo resultado positivo consecutivo, acumulando alta de 1,2% no período. Com isso, o setor permanece 16,9% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e apenas 0,5% abaixo do pico registrado em outubro de 2024.

Na comparação com março de 2024, o volume de serviços cresceu 1,9%, marcando o 12º mês seguido de alta. O desempenho no primeiro trimestre de 2025 também foi positivo, com expansão de 2,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento chegou a 3%, em uma trajetória de aceleração frente aos 2,8% registrados em janeiro e fevereiro.

Entre as atividades pesquisadas, os maiores destaques foram os transportes (alta de 1,7%), os serviços prestados às famílias (1,5%) e os serviços profissionais, administrativos e complementares (0,6%). Já o setor de informação e comunicação apresentou leve queda de 0,2%, após um ciclo de fortes altas nos meses anteriores. Os “outros serviços” ficaram estáveis (0,0%).

Esse cenário nacional favorável impacta diretamente o turismo no Rio Grande do Norte, especialmente com o crescimento nos transportes e serviços voltados às famílias. O secretário estadual de Turismo destacou que esses dados “sustentam o crescimento contínuo do turismo no RN”, apontando a importância da recuperação do setor de serviços como base para o desenvolvimento regional e a atração de visitantes.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.