Seminário Regional destaca avanços no Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar no RN

Na última quarta-feira (21), professores, pesquisadores, gestores e profissionais das áreas da saúde e da educação se reuniram em Natal para participar do Seminário Regional sobre o Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar do RN. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), teve como tema “O Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar: Trabalho Colaborativo e Multidisciplinar”, abordando experiências, desafios e avanços desta política pública essencial para garantir o direito à educação de crianças e adolescentes em tratamento de saúde.
A conferência principal foi ministrada pela professora doutora Adriana Garcia Gonçalves, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), que apresentou possibilidades de intervenção pedagógica em contextos hospitalares e domiciliares. O evento também deu visibilidade a práticas pedagógicas exitosas em unidades hospitalares, com relatos emocionantes de professores que atuam junto a estudantes impossibilitados de frequentar a escola.
Durante a cerimônia de abertura, a secretária adjunta de Educação do RN, professora Cleonice Kozerski, destacou os 15 anos do AEHD no estado, enfatizando a importância do compromisso com cada estudante. “Educação é presença, mesmo quando a escola precisa ir até quem não pode estar nela. É nosso dever garantir esse direito com sensibilidade, compromisso e formação continuada”, afirmou.
Atualmente, o Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar (AEHD) é coordenado pela Subcoordenadoria de Educação Especial da SEEC, por meio do Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar (NAEHD/RN), com base na Lei Estadual nº 10.320/2018. Em 2023, 1.219 estudantes foram atendidos em instituições parceiras como o Hospital do Seridó, Varela Santiago, Maria Alice Fernandes, Walfredo Gurgel, HUOL, além de entidades como a Casa Durval Paiva, GACC-RN e AAPCMR de Mossoró.
Segundo a professora Andréia Gomes, coordenadora do NAEHD/RN, a construção coletiva do evento é um dos principais diferenciais. “Nosso objetivo é divulgar e difundir o atendimento educacional hospitalar e domiciliar para ampliar a garantia do direito à educação de todas as crianças e adolescentes que estão sem poder ir à escola”, destacou.
Entre as autoridades presentes estiveram os vereadores de Caicó, Andinho Duarte, fundador da 1ª Classe Hospitalar do RN, Fabinho da Saúde e Dr. Júlio Filho, além do professor Dr. Gisonaldo, coordenador da Educação Especial da 10ª DIREC.
A realização do seminário reforça o compromisso do Estado com uma educação inclusiva, colaborativa e adaptada à realidade dos estudantes que enfrentam desafios de saúde, consolidando uma rede de apoio que une escola, família e sistema de saúde.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.