Ataque israelense próximo a ponto de ajuda em Gaza mata 31 e fere mais de 170

Ao menos 31 pessoas morreram e mais de 170 ficaram feridas após ataques israelenses nas proximidades de um ponto de distribuição de ajuda humanitária em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, na manhã deste domingo (1º). De acordo com testemunhas e autoridades locais de saúde, uma multidão se reunia para receber alimentos quando as forças de Israel abriram fogo, provocando pânico e confusão.

A Gaza Humanitarian Foundation, responsável pela distribuição da ajuda no local, afirmou que a entrega ocorreu “sem incidentes” e negou a ocorrência de tiroteios em seus centros, que operam em áreas sob controle militar israelense e com acesso restrito. A organização também garantiu que seus seguranças privados não efetuaram disparos contra civis.

Apesar das declarações oficiais, médicos de um hospital administrado pela Cruz Vermelha confirmaram o recebimento de dezenas de mortos e feridos após o ataque. Já o Exército de Israel reconheceu ter efetuado “tiros de advertência”, sem detalhar o motivo ou as circunstâncias que levaram à ação. O episódio ocorre em meio à intensificação do conflito entre Israel e o Hamas na região.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.