Mais de 28 mil potiguares não declararam Imposto de Renda no prazo; saiba o que acontece

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 terminou às 23h59 da última sexta-feira (30). No Rio Grande do Norte, 440.434 contribuintes enviaram a declaração dentro do prazo, mas o total ficou 28.760 abaixo da expectativa da Receita Federal. Quem não declarou está sujeito a multa que varia entre R\$ 165,74 e até 20% do valor do imposto devido, além de juros.
A multa começa a ser contada a partir do dia seguinte ao fim do prazo e pode ser cobrada até a entrega da declaração ou o lançamento de ofício pela Receita. Especialistas recomendam que quem perdeu o prazo faça a declaração o quanto antes para evitar o aumento dos juros. Após o envio, o contribuinte receberá uma DARF para pagamento da multa.
Além da multa, o contribuinte pode ter o CPF com status de “pendente de regularização” ou “omisso na entrega da declaração”, o que pode dificultar o acesso a financiamentos, programas sociais e emissão de passaporte. A regularização só ocorre com a entrega da declaração obrigatória.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.