Cidades do RN vão receber “alerta teste” de novo sistema da Defesa Civil; entenda

Quatro cidades do Rio Grande do Norte — Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz — receberão no próximo sábado (14) um “alerta teste” do novo sistema “Defesa Civil Alerta”, que será lançado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional em parceria com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. A iniciativa faz parte da preparação para a implementação oficial do sistema em toda a região Nordeste, a partir do dia 18 de junho.
O novo sistema tem como objetivo reforçar a prevenção de desastres naturais, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e granizo. Por meio de mensagens de texto e alertas sonoros enviados diretamente aos celulares das pessoas que estiverem em áreas de risco, o “Defesa Civil Alerta” promete avisos mais rápidos e eficazes. O sinal de alerta interrompe qualquer conteúdo na tela e só é desativado quando o usuário confirma o recebimento da mensagem.
A tecnologia será expandida para os 167 municípios do estado potiguar após a fase de testes. A operação local do sistema está sob responsabilidade da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Gabinete Civil do Governo do Estado. A expectativa é de que a ferramenta amplie significativamente a capacidade de resposta da população diante de situações de emergência, reduzindo riscos e salvando vidas.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.