Doença falciforme é tema de fórum no Hemonorte‏

DSC09213O 1º Fórum sobre doença falciforme, promovido pela Associação de pessoas portadores de anemia falciforme do RN (APPAF), reuniu os pacientes no auditório do Hemonorte, na manhã desta sexta-feira (6), discutindo o tema central ”Conhecer é Preciso”.

O encontro teve como objetivo disseminar informações sobre a patologia e conscientizar os portadores da doença dos seus direitos enquanto agente social.

De acordo com a presidente da associação, Ingrid Emanuela, “a quantidade de pessoas diagnosticadas com a doença vem aumentando em decorrência da inclusão do exame para doença falciforme no teste do pezinho. Quando a pessoa é identificada com a patologia, precisa de acompanhamento médico regular e adequado por toda a vida”.

A Anemia Falciforme (Causas, Sintomas, Tratamento), Triagem Neonatal – diagnosticando anemia falciforme e a anemia falciforme na atenção básica foram os temas abordados durante o encontro.

O Hemonorte, centro de referência em hematologia e hemoterapia no Estado do RN, disponibiliza atendimento aos portadores da doença, atualmente 300 pacientes são atendidos na unidade. Dados do Ministério da Saúde mostram que no Brasil nascem por ano em torno de 3.500 crianças com anemia falciforme.

A anemia falciforme é uma doença hereditária, incurável e manifesta-se, geralmente, a partir dos três meses de idade, que pode ser diagnosticada precocemente através dos testes do pezinho, que é realizado no recém-nascido. Entre os principais sintomas da doença estão a anemia crônica (causada pela rápida destruição dos glóbulos vermelhos), icterícia (cor amarelada na pele e mais visivelmente no “branco dos olhos”), Síndrome mão-pé (inchaço muito doloroso na região dos punhos e tornozelos e crises dolorosas, principalmente em ossos, músculos e articulações.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.