Governo e militares do RN chegam a acordo sobre novo modelo de carreira e promoções; associações buscam apoio da Assembleia
No dia 03 de julho, as associações de praças do Rio Grande do Norte, representadas pelo Sargento Alexandre Cazuza, presidente da APBMS associação do Seridó, e pela Subtenente Márcia, presidente da ASSPMBMRN, reuniram-se com o presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira de Souza. O encontro contou ainda com o apoio do deputado estadual Coronel Azevedo, do deputado federal Sargento Gonçalves e do vereador de Natal Subtenente Eliabe.
Na pauta, a nova Lei de Promoção de Praças (LPP), que após acerto com o governo estadual, busca corrigir um gargalo histórico de 191 anos na Polícia Militar do RN: o problema de praças passarem 30 anos na corporação sem qualquer perspectiva de ascensão, algo que não ocorre em outras categorias do serviço público. Caso que poderia voltar a acontecer, se não for resolvido, depois de uma ação de inconstitucionalidade promovida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte.
A nova lei se adequa à Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares (Lei nº 14.751, de 12 de dezembro de 2023) e é vista como essencial para valorizar a
à tropa.
O presidente Ezequiel Ferreira afirmou que a Assembleia aguarda o envio do texto final pelo Governo do Estado até segunda-feira para votação em regime de urgência antes do recesso parlamentar, previsto para o dia 18 de julho. Caso contrário, os prejuízos para policiais e bombeiros militares podem ser incalculáveis.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.